Poucas ações impulsionam S&P 500, mas valuations devem pesar em algum momento

 | 06.06.2023 13:47

Em artigos recentes, discutimos em várias ocasiões o fato de que o rali nas ações dos EUA neste ano teve pouca abrangência. Para ser mais claro:

"A corrida pela IA está resultando em um mercado bastante restrito. Como disse Bob Farrell certa vez:

'A força dos mercados pode ser medida pela abrangência dos seus movimentos. Quando estes são amplos, têm mais força; quando são mais restritos, são mais fracos e geralmente envolvem um pequeno número de blue-chips.'

A amplitude é importante. Um rali com pouca abrangência indica participação limitada e aumenta as chances de fracasso. O mercado não pode continuar a subir apenas com algumas ações de grande capitalização na liderança. As pequenas e médias empresas também devem participar para dar credibilidade ao rali. Um rali que 'impulsiona todos os barcos' indica força abrangente e aumenta as chances de ganhos adicionais."

Conforme observamos anteriormente, podemos visualizar o desempenho superior das ações de megacapitalização ao observar a diferença entre os índices ponderados por valor de mercado e os índices com mesmo peso entre os componentes.

O gráfico a seguir destaca o desempenho notável do Nasdaq não ponderado em comparação com o índice de igual ponderação neste ano. Essa diferença entre NDX e NDXE agora está em +11% no ano, sendo a maior diferença em um período de 4,5 meses nos últimos 18 anos.”

O gráfico é atualizado até o final de maio e mostra a diferença histórica completa de 5 meses. Esse diferencial agora é o maior já registrado, ultrapassando 15%.