Pouso Forçado (Hard Landing) da Economia Americana

 | 06.03.2023 12:01

Amanhã e quarta-feira (7 e 8), teremos o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Jerome Powell, no Comitê Bancário do Senado americano, e ao House Financial Services Committee, sobre o relatório semestral do Fed referente a condução da atual política monetária.

A expectativa é de um discurso ainda voltado à necessidade de continuidade da atual política monetária contracionista – aumento da taxa de juros – para reduzir a inflação.

Existe um consenso de que o FED continuará a aumentar a taxa de juros, porém em um passo mais lento – de 0,25 ponto percentual, até alcançar entre 5,25% ou 5,5% a.a.

A 10-2 Year Treasury Yield Spread (Yield Spread) dos títulos de 10 e de 2 anos do tesouro americano já está invertida, no seu menor nível desde 1.980, e negativa em torno de 90 pontos base (-0,90%).

Ou seja: os juros de curto prazo (2 anos) estão maiores do que os de longo prazo. Esse dado tem sido, historicamente, um indicador confiável de ocorrer uma recessão entre 12 e 18 meses. Isso basicamente por mostrar uma redução nos empréstimos, e a consequente desaceleração econômica: as instituições financeiras tendem a tomar dinheiro emprestado no curto prazo (juros geralmente menores), e a emprestarem dinheiro no longo prazo (juros geralmente maiores), ganhando dinheiro justamente nessa diferença entre as taxas (spread). Como essa situação se inverteu, essas instituições reduzem os volumes dos seus empréstimos, o que desacelera a economia (menos dinheiro disponível – menos consumo).

Como até alguns membros do Fed (são 7 ao total) indicaram que os juros de curto prazo precisam alcançar o patamar de 6,0% a.a., para assim desacelerar ainda mais a economia para conter a inflação, um cenário de “pouso forçado” ou de “hard landing” da economia americana se torna bastante plausível.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações