Pouso suave é possível ou não passa de um mito do Fed?

 | 30.01.2023 15:21

O otimismo em Wall Street está aumentando, com os investidores na expectativa de um “pouso suave” da economia.

A esperança é que, apesar dos aumentos de juros mais agressivos do Fed desde 1980, a fim de reduzir seu balanço via aperto quantitativo, e da inflação em seu patamar mais alto desde 1970, a economia americana continuará avançando firme.

Será que o “pouso suave”, ou "soft landing" é factível ou não passa de mais um mito em relação ao Fed?

Para responder a essa questão, precisamos de uma definição desse tal “pouso suave”, do ponto de vista econômico.

“Um pouso suave, na economia, é uma desaceleração cíclica no crescimento capaz de evitar uma recessão. O pouso suave é o objetivo de todo banco central, ao elevar os juros em nível suficiente para evitar um superaquecimento da economia e uma disparada da inflação, sem, contudo, provocar uma crise profunda”. – Investopedia

A expressão “pouso suave” ganhou popularidade em Wall Street durante o mandato de Alan Greenspan à frente do banco central americano. Costuma-se atribuir a ele a realização de um pouso suave em 1994-1995. A mídia também aponta que o Federal Reserve conseguiu fazer um pouso suave da economia em 1984 e 2018.

O gráfico abaixo mostra o ciclo de elevação de juros do Fed com pousos suaves destacados com sombreamento laranja. Também indiquei os eventos que precederam “pousos forçados”, ou "hard landings”.