Powell aposta todas as cartas em 2024: como rebalancear bem a carteira?

 | 14.12.2023 09:42

Ao invés de segurar as cartas, o Fed decidiu apostar tudo ontem e mostrar sua mão. Não jogo mais pôquer, mas quando jogava Texas Hold’em, só apostava tudo quando achava que tinha uma vantagem sobre o meu adversário. Em alguns casos, estava tão mal que a única saída era tentar um blefe. Mas nem sempre dava certo.

CYBER MONDAY Prorrogada: Tenha mais desconto no plano bianual com cupom “investirmelhor”

Ou o Fed tem informações privilegiadas sobre a economia, ou está confiante de que pode evitar uma desaceleração e segue em frente. Não sei qual é a resposta certa, mas se eu tivesse que apostar, diria que o Fed conta com o equilíbrio de sua política monetária. Ele espera que as condições financeiras se tornem mais favoráveis para sustentar a economia longe de uma recessão, à medida que os efeitos do aperto se dissipem.

Não há outra explicação para o Fed ter indicado cortes neste momento; ele agora projeta as taxas em 4,6% até o final do próximo ano. Isso me pegou e a muitos outros de surpresa.

Isso provocou a queda do título de 2 anos e a baixa na parte longa da curva, o que resultou na inclinação da curva de juro.

Todo mundo sabe que eu esperava que a curva de juro se inclinasse; eu só achei que teríamos mais tempo para o título de 2 anos se sustentar e para o de 10 anos subir um pouco. O movimento para baixo no título de 2 anos foi mais rápido do que o esperado. Parece que o próximo nível de suporte para os dois deve ser em torno de 4,35%.