Prêmio de risco: Navegando entre renda fixa e renda variável

 | 18.04.2024 11:33

Todo investidor em algum momento, indiferente ao seu nível de experiência, já lidou com o dilema de ficar na segurança da renda fixa ou arriscar no potencial da renda variável. Um conceito muito utilizado neste momento de decisão é o prémio de risco, que analisa uma compensação adicional para o risco assumido pelo investidor na troca da renda fixa pela variável.

Renda fixa: Segurança com limite/h2

A renda fixa é o investimento mais tradicional entre os investidores, todos praticamente possuem, mesmo que pequena, alguma posição em renda fixa. A principal atração da renda fixa é a segurança e previsibilidade do retorno. No entanto, essa segurança vem com um preço: os retornos geralmente são limitados.

O prêmio de risco na renda fixa é relativamente baixo. Investidores aceitam um retorno mais modesto em troca de estabilidade e previsibilidade. 

O principal risco falando em renda fixa é o de crédito - a possibilidade do emissor não honrar com os pagamentos. Assim, quanto maior o risco do emissor, maior é o retorno esperado, assim o prêmio de risco é analisado na renda fixa.

Renda Variável: o céu é o limite, e o chão também/h2

A renda variável, por outro lado, oferece um potencial de retorno significativamente maior, mas com um grau de incerteza muito maior. Na renda variável, ações, fundos, índices, não existe o risco de crédito como na renda fixa, o principal risco presente nesses ativos é o risco de mercado, que nada mais é a flutuação de preço no mercado à vista, causando uma volatilidade no curto prazo imprevisível.

Os preços podem flutuar devido a uma variedade de fatores, incluindo condições econômicas, desempenho da empresa e eventos geopolíticos, oferta e demanda entre outros fatores.

É justamente a volatilidade na renda variável que torna o prêmio de risco maior em comparação com a renda fixa. Investidores assumem riscos mais elevados, incluindo a possibilidade de perda de capital, em troca de maiores retornos. No entanto, é importante notar que o prêmio de risco na renda variável não é uniforme - certas ações ou setores podem apresentar prêmios de risco mais altos do que outros, dependendo de sua volatilidade e perspectivas de crescimento.

Buscando o prémio de risco de uma ação /h2

O cálculo do prêmio de risco para uma ação geralmente envolve analisar os números da empresa bem como o desempenho da ação no mercado para se chegar a uma expectativa de retorno. Analisamos expectativa de preço da ação com base em indicadores como o P/L, P/VPA, dividendos, EBITDA, entre outros indicadores para chegar em um retorno esperado da ação.

Além disso, utilizamos um ativo como referência para ter a Taxa Livre de Risco, essa taxa livre de risco é o retorno de um ativo sem risco, ou com o menor risco possível, no Brasil esse ativo pode ser uma LFT por exemplo. 

Com o retorno esperado e taxa livre de risco basta subtrair um pelo outro que chegamos no prêmio de risco, para fazer sentido o risco o prêmio deve ser maior que a taxa livre de risco. 

Por exemplo, se o retorno esperado da ação VALE3 (BVMF:VALE3) for de 12% e a taxa livre de risco for de 6%, o prêmio de risco da ação VALE3 seria de 12% - 6% = 6%.

Neste exemplo, o prêmio de risco equivalente à taxa livre de risco, faria sentido a depender de alguns fatores, como perfil de investidor, horizonte de tempo e planejamento da carteira.

O prêmio de risco ajuda na tomada de decisões de investimento entre renda fixa e renda variável. Enquanto a renda fixa oferece segurança e previsibilidade com prêmios de risco relativamente baixos, a renda variável oferece potencial de retorno significativamente maior, mas com prêmios de risco mais altos e maior volatilidade. 

Sendo que se o prêmio de risco for menor do que a taxa livre de risco, é preferível investir em ativos de renda fixa em vez de assumir riscos adicionais sem um retorno atrativo. 

Portanto, um prêmio de risco significativo em relação à taxa livre de risco é geralmente necessário para compensar a exposição ao risco nos investimentos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações