Preocupação com Disseminação do Covid-19 Pesa Sobre o Sentimento dos Investidores

 | 27.10.2020 08:14

ÁSIA: As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta terça-feira, após tombo em Wall Street.

O índice Hang Seng de Hong Kong fechou em queda de 0,53%. As ações da Alibaba (HK:9988) em Hong Kong subiram 0,67% depois que a Ant Group, definiu o preço de suas ações na segunda-feira. A oferta pública inicial da sua filial em Xangai e Hong Kong será a maior de todos os tempos. Enquanto isso, as ações do HSBC (HK:0005) listadas em Hong Kong dispararam 4,81%. O maior banco da Europa em ativos divulgou na terça-feira um lucro antes dos impostos maior do que o esperado no terceiro trimestre.

O S&P / ASX 200 caiu 1,7% para fechar em 6.051 pontos e lideraram as perdas entre os principais mercados da região. Entre as mineradoras, BHP (ASX:BHP) caiu 2%, Rio Tinto (ASX:RIO) recuou 2,2% e Fortescue Metals (ASX:FMG) fechou em baixa de 2,3%. As produtoras de petróleo também caíram. Santos (ASX:STO) recuou 3,5% e Woodside Petroleum (ASX:WPL) caiu 3,4%.

Na China Continental, as bolsas recuperaram de quedas iniciais e fecharam em alta: o composto de Xangai subiu 0,10%, enquanto o Shenzhen Component subiu 0,59%. Os lucros das empresas industriais da China em setembro aumentaram 10,1% no comparativo anual, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas do país.

No Japão, o Nikkei encerrou seu dia de negociação em baixa de 0,04%, em 23.485,80 pontos, enquanto o índice Topix caiu cerca de 0,1%.

O Kospi da Coreia do Sul caiu 0,56%, apesar de dados econômico serem ligeiramente melhores do que o esperado. O Produto Interno Bruto da Coreia do Sul cresceu 1,9% no terceiro trimestre em relação ao trimestre anterior, após uma queda trimestral de 3,2% entre abril e junho. As fortes exportações lideraram a recuperação, disseram economistas.

O índice MSCI para Ásia-Pacífico exceto Japão caiu 0,27%.

EUROPA: As bolsas europeias recuaram na manhã de terça-feira, com os investidores continuando a monitorar a rápida disseminação do coronavírus em todo o continente e digerindo uma nova rodada de lucros corporativos.

Depois de cair 1,8% na segunda-feira, o Stoxx Europe 600 recua 0,47%. Os bancos resistem à tendência com base em balanços sólidos, enquanto as empresas de recursos básicos lideram as perdas no pan-índice.

O alemão DAX 30 cai 0,42%, o francês CAC 40 recua 1%, enquanto o IBEX 35 da Espanha e o FTSE MIB da Itália caem 0,38% e 0,49%, respectivamente.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em Londres, o FTSE 100 avança ligeiros 0,07%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (LON:AAL) e BHP (LON:BHPB) caem 1,4% cada, enquanto Rio Tinto (LON:RIO) perde 1,1%. Em sentido contrário, a produtora de cobre Antofagasta (LON:ANTO) avança 0,5%. Enter as empresas de petróleo, BP (LON:BP) sobe 1,6% e Royal Dutch Shell (LON:RDSa) cai 1,1%.

Novos recorde em casos diários da Covid-19 foram vistos nos EUA, Rússia e França nos últimos dias, enquanto o Reino Unido deve estender seu alerta para categoria mais alto em mais cidades e a chanceler alemã, Angela Merkel, alertou colegas que a Alemanha está à beira de perder o controle do vírus, de acordo com o The Guardian.

No entanto, houve algumas notícias promissoras no campo das vacinas. A gigante farmacêutica britânica AstraZeneca (LON:AZN) disse na segunda-feira que sua potencial vacina contra o Covid-19 produziu uma resposta imunológica semelhante tanto em adultos mais velhos e entre os mais jovens.

O Reino Unido avisou que o tempo está se esgotando, enquanto o principal negociador da União Europeia, Michel Barnier, viaja para Londres no intuito de continuar as negociações do Brexit, com os dois lados divergindo fortemente em questões-chave em sua tentativa de garantir um novo acordo comercial até o final do ano.

EUA: Os futuros dos índices de ações dos EUA avançam no início da manhã desta terça-feira, após uma grande liquidação no dia anterior, alimentada pelo aumento dos casos de Covid-19 nos EUA e agravado pela expectativa de que um pacote de estímulo de Washington não saia antes da eleição, que é daqui a uma semana.

Na segunda-feira, as bolsas americanas registraram sua pior sessão desde o início de setembro, em meio a um aumento nos casos da Covid-19 em todo o país. O Dow Jones Industrial Average caiu quase 650 pontos, queda de 2,29%, seu pior dia desde 3 de setembro e fechando abaixo de 28.000 pontos pela primeira vez desde 6 de outubro.

O S&P 500 caiu 1,86%, puxado para baixo por ações que dependem de uma reabertura da economia, como companhias aéreas, cruzeiros e varejistas. O Nasdaq Composite caiu 1,64%.

Sexta e sábado tiveram picos Covid-19, acima de 83.000 casos, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. Os dados de domingo também mostraram que o país registrou uma média recorde de 68.767 casos por dia nos últimos sete dias.

Wall Street também está monitorando as negociações do pacote de ajuda ao coronavírus. O porta-voz da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, disse no Twitter que a líder democrata continua “otimista” sobre um acordo pré-eleitoral após contato telefônico de segunda-feira com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin. No entanto, o porta-voz Drew Hammill disse que os democratas ainda estão esperando que a Casa Branca aceite sua redação em torno dos testes da Covid-19 e que “o progresso depende da concordância do líder McConnell com uma legislação bipartidária abrangente”.

Com menos de uma semana de negociações no mês de outubro, o Dow caiu ligeiramente no mês, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq subiram 1,1% e 1,7%, respectivamente.

Segundo analistas, o maior risco é a ameaça de uma eleição contestada e o país não saber quem foi o vencedor da eleição presidencial na próxima terça-feira à noite.

Uma série de empresas relatarão seus balanços trimestrais na terça-feira. 3M (NYSE:MMM) e a Caterpillar devem divulgar antes do sino de abertura, assim como as gigantes da área de saúde Eli Lilly, Merck & Co. e Pfizer, além da BP, Harley-Davidson, JetBlue e Raytheon Technologies também reportam na manhã de terça-feira.

Wall Street também está se preparando para os balanços da Microsoft (NASDAQ:MSFT) após o sino de fechamento. A gigante da tecnologia viu a receita crescer 13% no último trimestre, apesar da pandemia. Advanced Micro Devices e Chubb também reportam após o fechamento na terça-feira.

O Índice de Confiança do Consumidor do Conference Board para outubro será divulgado às 11h00. Analistas ouvidos pela FactSet esperam uma leitura de 102,3, após a leitura de 101,8 em setembro.

No mesmo horário, está prevista a divulgação do Índice de manufatura de Richmond.

ÍNDICES FUTUROS - 7h50:

Dow: +0,40%

SP500: +0,47%

NASDAQ: +0,51%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações