Preocupações com a China Continuam a Pesar sobre os Mercados Mundiais

 | 21.08.2015 08:03

ÁSIA: As bolsas asiáticas recuaram nesta sexta-feira (21), juntando-se a um sell-off mundial provocado pelo nervosismo relativo à segunda maior economia do mundo. Em particular, o índice Caixin/Markit flash PMI Industrial da China caiu para 47,1 em agosto, abaixo da pesquisa da Reuters de 47,7 e inferior à leitura final de julho de 47,8.

O Shanghai Composite caiu 4,2% após mais uma sessão volátil, alimentado pelo desânimo dos números que medem a atividade manufatureira, acrescentando "sal na ferida" de um mercado que já sofre com a desaceleração da economia como também a recente desvalorização do yuan. Corretoras, tais como Huatai Securities, China Merchants Securities e Founder Securities lideraram a lista dos perdedores, caindo mais de 8% cada.

Entre outros índices da China, o Shenzhen Composite despencou 5,4% e o índice CSI300, que aglomera 300 A-Shares listadas nas bolsas de Xangai e Shenzhen, fechou em queda de 4,6%. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 1,47%, o menor nível desde maio de 2014.

Nikkei do Japão caiu 2,98%, a quarta queda seguida, fechando abaixo do nível psicológico de 20.000 pontos. Bancos e exportadores estavam entre os mais atingidos; Mitsubishi UFJ Financial Group e Sumitomo Mitsui Financial Group despencaram mais de 4%, enquanto Mizuho Financial perdeu 3,3%. Entre os exportadores, Sony e Toshiba afundaram mais de 4% cada, com o iene se fortalecendo contra o dólar, enquanto as ações dos fornecedores da Apple acompanharam o declínio de 2% da fabricante do iPhone no mercado americano, após um relatório da Gartner mostrar uma desaceleração nas vendas de smartphones na China. As fabricantes de peças eletrônicas Alps Electric e Nidec encerraram com queda de 7,1% e 4,9%, respectivamente.

O índice de referência ASX 200 da Austrália caiu 1,4%, 2,6% na semana e acumula uma perda de 8,5% em agosto, a maior queda mensal desde os 12,6% em outubro de 2008. O pior resultado anterior foi uma queda de 7,9% em maio de 2010. O share market, agora, segue negociado em níveis vistos pela última vez em dezembro. O sentimento foi agravado pela leitura de manufatura chinesa que caiu inesperadamente para seu nível mais baixo em mais de seis anos.

Os grandes bancos recuaram novamente. Commonwealth Bank caiu 0,7% hoje (21) e 7,6% na semana, National Australia Bank deslizou 2,7% no dia e 1,9% na semana e Westpac perdeu 2,6% e 0,1% respectivamente e ANZ caiu 2,7% no dia e 3,2% na semana.

Commodities foram um tema negativo nas últimas semanas e continuaram a pesar nesta sexta-feira (21). BHP caiu 1,1%, enquanto Rio Tinto (LONDON:RIO) conseguiu subir 0,2%. Produtores de ouro, muito usado como porto seguro por parte dos investidores em épocas de crise, ajudaram a compensar as perdas, com Kingsgate Consolidated disparando 10,7%, após o ouro atingir o seu nível mais alto em mais de um mês, no comércio asiático. Alacer Gold avançou 6,7%, enquanto Newcrest Mining e Evolution Mining acrescentaram 4,6% e 3,4%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA: Mercados europeus caem, na abertura do pregão, com investidores analisando dados econômicos chineses piores do que o esperado e uma nova eleição na Grécia. O pan-europeu Stoxx 600 recua 1,31% e já perdeu mais de 10% desde o ponto mais alto alcançado em abril.

Na Grécia, o primeiro-ministro Alexis Tsipras renunciou na quinta-feira (20) e convocou eleições antecipadas para setembro. Depois de lutar na última eleição com uma plataforma anti-austeridade e gastar seus primeiros seis meses no cargo tentando reverter algumas das alterações feitas na Grécia no âmbito do seu resgate internacional, ele foi forçado a recuar nas negociações com os credores do país em julho.

O mercado de ações grego reagiu negativamente e caiu 0,5%. Os bancos começaram o dia no vermelho, mas o Banco Nacional da Grécia e Piraeus Bank avançam no meio da manhã.

Enquanto isso, a confiança do consumidor alemão, em agosto, caiu pelo terceiro mês consecutivo de acordo com um indicador da GFK, baseado em uma pesquisa com 2.000 pessoas. Em outros dados, a atividade empresarial na zona do euro expandiu em agosto, impulsionada pela Alemanha, de acordo com o índice PMI divulgado nesta sexta-feira (21). O PMI Flash composto deste mês ficou em 54.1, sinalizando que a atividade empresarial cresceu a uma taxa mais rápida do que na leitura final de 53,9 em julho.

Empresas do setor automotivo e de luxo tem recuado devido a preocupações com a economia chinesa e desvalorização do yuan. Na França, Peugeot Citroen recua 0,4%, mas Renault avança e Daimler da Alemanha reverteu perdas, negociando em território positivo. A fabricante italiana de óculos de luxo Luxottica tem um desconto de 2%, enquanto a marca de jóias dinamarquesa Pandora cai 1%. Swatch Group, LVMH e Hermes também revertem as perdas e sobem ligeiramente.

No Reino Unido, o FTSE 100 cai e já recua quase 11% desde a alta nos 7,103.98 pontos em 27 de abril, seguindo para uma queda semanal de 3,4%, o que marcaria o maior declínio semanal desde dezembro. Papéis relacionados ao petróleo seguem a queda dos preços do petróleo. Futuros do petróleo continuam com uma queda semanal de mais de 3%. Royal Dutch Shell cai 1,12%, BP recua 0,77% e BG Group (LONDON:BG) perde0,77%.

A maioria das mineradoras sobe. Os produtores de metais preciosos Fresnillo (LONDON:FRES) e Randgold Resources (LONDON:RRS) sobem 0,44% e 0,16%, respectivamente, mas Antofagasta (LONDON:ANTO) cai 1,22%. As gigantes BHP Billiton e Rio Tinto recuam 1,01% e 0,42%.

AGENDA DO INVESTIDOR: EUA
10h45 - Flash Manufacturing PMI (estimativa referente ao nível de atividade industrial nos Estados Unidos)

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h10:

ÁSIA
Nikkei: -2,98%
Austrália: -1,40%
Shanghai: -4,21%
Hong Kong: -1,47%

EUROPA
Frankfurt - Dax: -1,25%
London - FTSE: -1,01%
Paris CAC: -1,24%
IBEX 35: -1,14%
FTSE MIB: -1,06%

COMMODITIES
BRENT: -0,90%
WTI: -0,68%
OURO: -0,02%
COBRE: -0,58%
SOJA: -0,61%
ALGODÃO: -0,82%

ÍNDICES FUTUROS
DOW: -0,36%
SP500: -0,21%
NASDAQ: -0,42%

Observação: Este material é um dados desse relatório .

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações