Preparado Para Queda do Mercado?

 | 17.06.2020 08:55

“O dinheiro não aceita desaforo” 

Sempre que vou tomar uma decisão importante na vida que engloba finanças lembro deste dito popular. Ele faz lembrar das horas trabalhadas e quão duro é tirar dinheiro do mercado financeiro. Por isso investidor, na hora de colocar seu rico dinheiro em qualquer investimento (ações, renda fixa, fundos de investimentos, etc.) é preciso construir/analisar um cenário.

Imagino que a primeira coisa que veio na sua cabeça foi jornal. Estar antenado com as notícias sem dúvida vai deixar você atualizado dos FATOS, mas saber dos FATOS não vai fazer você ganhar dinheiro no mercado financeiro. Sabe por quê? O mercado trabalha com EXPECTATIVAS.

Existem diversas teses acadêmicas (extremamente interessantes) e modelos matemáticos que procuram explicar a influência das expectativas nos preços das ações, mas para efeitos práticos antes de investir responda a seguinte questão: qual a probabilidade daquele índice/ativo estar neste mesmo lugar daqui 6 meses ou 1 ano?  

O termo “probabilidade” foi destacado de propósito já que não estamos trabalhando com fatos consumados (verdades), mas sim com projeção (incertezas envolvidas) e esse detalhe é muito importante pois existe a possibilidade de errar e se existe você precisará tomar risco. E aí que entra um conceito muito importante para qualquer análise de cenário: risco x retorno.  

Em poucas palavras, a relação de risco x retorno expressará seu apetite para comprar/vender determinado ativo em relação ao cenário que foi projetado. Ou seja, se vale a pena eu colocar dinheiro neste momento.

Para responder essas perguntas no mercado financeiro e analisar cenário para tomada de decisão de alocação existem basicamente 3 escolas de análise: i) fundamentalista; ii) técnica (gráfista); iii) quantitativa. Eu sou apaixonado por todas e não desprezo nenhuma, mas como analista técnico certificado meu cenário é calcado pela análise técnica e será através dela (e uma pitada de quant) que vamos chegar a conclusão que agora não é a melhor hora de comprar

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O primeiro passo para a construção do cenário é determinar o mercado que você irá investir e no nosso caso será o mercado brasileiro. Por isso vamos começar com uma análise do Ibovespa pelo gráfico semanal para entender a tendência de curto prazo, que se encaixa justamente com o nosso prazo de 6 meses / 1 ano.