Prévia da Cúpula da Opep: Não Há Garantia de Consenso para os Cortes

 | 06.12.2018 07:35

Artigo publicado originalmente em inglês no dia 06/12/2018

Os ministros do petróleo se reunirão hoje em Viena, Áustria, para as reuniões semestrais da Opep e Opep+. Os países exportadores de petróleo devem discutir um possível corte de produção para o próximo ano. Aparentemente existe um consenso para um corte, mas os números exatos ainda estão em negociação, variando entre 1 milhão de barris por dia (bpd) a 1,3 milhão bpd.

Breve recapitulação

Em novembro de 2016, a Opep decidiu que exigiria cortes de todos os membros – inclusive da Rússia e de qualquer outro país exportador de petróleo não membro do cartel que quisesse participar do plano – totalizando 1,8 milhão de barris por dia. Os preços do petróleo estavam reagindo lentamente, mas, com o tempo, houve uma redução do petróleo armazenado, e a oferta e a demanda começaram a convergir. A implementação nem sempre foi perfeita. A Arábia Saudita cortou mais do que sua alocação previa, enquanto o Iraque e o Cazaquistão reduziram levemente a produção, mas sem alcançar o nível estabelecido por suas alocações. Outros produtores, no entanto, compensaram o excesso de produção com quedas naturais. A produção da Venezuela, Angola e agora Irã caiu involuntariamente. Somente as reduções da Venezuela e Iran retiraram 1,3 milhão bpd do mercado.

Na reunião da Opep e Opep+ de maio de 2018, o grupo decidiu manter o teto da sua produção geral, mas incentivou os produtores com capacidade ociosa a exceder suas alocações a fim de garantir que o mercado estivesse bem abastecido quando as novas sanções ao petróleo iraniano entrassem em vigor em novembro. Os preços do petróleo subiram durante todo o verão e atingiram uma máxima no início de outubro, com o Brent alcançando um pouco mais de US$ 85 por barril.