Previdência Privada, Como Escolher?

 | 25.05.2022 11:43

Você já chegou em alguma instituição financeira, seu gerente te apresentou uma previdência privada, você fez, mas não entende nada de previdência? Vou te ajudar com este pequeno artigo.

Hoje, temos 2 tipos de previdência, o PGBL (plano gerador de benefício livre) e o VGBL (vida gerador de benefício livre). Qual a diferença?

No PGBL, que é indicado para quem faz a declaração do imposto de renda de forma completa e ainda contribui para o INSS, você conta com um benefício fiscal. Imagine que você tenha que pagar o imposto de renda sobre um determinado valor, com o PGBL você consegue utilizar até 12% de sua renda para reduzir o valor do imposto a ser calculado. É uma boa, né? Além de você estar investindo em sua aposentadoria, consegue reduzir a base de cálculo do imposto que irá pagar. Mas nem tudo são flores... Aqui, você será tributado nos resgates em cima de todo o valor resgatado (valor das aplicações mais o valor dos rendimentos).

No VGBL, que é indicado para quem não declara, ou tem rendimentos muito baixos, você será tributado nos resgates em cima somente dos rendimentos, não sendo tributado nos valores aplicados (aportes) todo mês. Entretanto, nesta modalidade, você não conta com aquele benefício fiscal como acontece no PGBL, onde você conseguiria utilizar até 12% de sua renda para abater no cálculo do imposto. Outro benefício desse regime é que ele funciona como um seguro, caso o titular venha a óbito o beneficiário receberá os valores acumulados sem a necessidade de um inventário.

Escolhido o tipo de previdência, você será apresentado a outra escolha: terá que escolher entre tabela progressiva (também chamada de compensável) e a tabela regressiva (também chamada de definitiva). A primeira recebe o nome de compensável pois, independente do resgate que fizer, você será tributado em 15% de imposto de renda. E a diferença você compensa (ajusta) na declaração do imposto de renda.