Previsões Movimentam o Petróleo, Mas Efeito do Coronavírus na Demanda É Incerto

 | 13.02.2020 11:19

Publicado originalmente em inglês em 13/2/2020

Ninguém sabe como o coronavírus vai influenciar a economia chinesa ou a demanda petrolífera.

Uma razão para essa incerteza é que a sociedade chinesa não é aberta, as informações oficiais são em grande parte controladas pelo governo, que é conhecido por manipular os dados econômicos com finalidade política. Essa falta de informação também impossibilita prever os resultados da disseminação viral neste momento, responsável por matar mais de mil pessoas, infectar outras dezenas de milhares e se espalhar por vários países ao redor do mundo.

No entanto, após quase metade do segundo mês de 2020, as instituições começam a revisar suas previsões de demanda petrolífera para o ano. Não estão claros quais dados ou evidências estão sendo usados nessas atualizações, já que ainda há dúvidas em torno do coronavírus.

Independente da sua precisão, esses relatórios devem ser levados em conta, pois eles movimentam os mercados.

BP corta previsão de consumo de petróleo

A BP foi uma das primeiras instituições a prever o impacto do coronavírus sobre a demanda petrolífera mundial. No dia 4 de fevereiro, o diretor financeiro da empresa declarou que o coronavírus poderia reduzir o consumo mundial de petróleo entre 300.000 e 500.000 barris por dia em 2020.

Os mercados de petróleo despencaram por causa dessa previsão na semana passada.