Problemas na Oferta de Chips Automotivos Faz Paládio Ser a Pior Commodity de 2021

 | 14.12.2021 10:50

Ele começou o ano com tudo, atingindo máximas recordes acima de US$3000 por onça em determinado momento.

Mas a confusão na cadeia de fornecimento global de chips automotivos acabou derrubando o paládio, fazendo o catalisador e purificador de emissões de motores à gasolina atingir o fundo do mercado de commodities , onde se encontra agora, com uma desvalorização acumulada de 32% no ano.

A platina, catalisador e purificador usado em motores a diesel, não está se saindo muito melhor, com uma desvalorização mais de 14% em 2021.

“Com base nos últimos dados, tudo leva a crer que o pior já passou para a produção de veículos", afirmou Hebba Alternative Investments, em uma postagem na segunda-feira.

A gestora de investimentos ressaltou que, embora a situação dos dois integrantes dos chamados Metais do Grupo Platina, ou MGPs, ainda não tivesse voltado ao normal, “não era tão ruim quanto no 3º tri”.

Assim, Hebba disse ter ficado surpresa em ver a continuidade das vendas especulativas no paládio, apesar da melhora na produção automotiva ao redor do mundo.

“Estamos rastreando as fabricantes de automóveis, e a maioria delas afirmou que o terceiro trimestre foi o mais difícil e a produção começaria a subir”, declarou a Hebba, ressaltando que a Toyota Motors (NYSE:TM), por exemplo, espera que sua oferta em dezembro seja disponibilizada no prazo pela primeira vez em sete meses. A gestora de investimentos disse ainda:

“Também sabemos que, mesmo que a produção cresça, as fabricantes automotivas ainda têm MUITO chão a percorrer para fazer os estoques voltarem aos níveis normais, o que é extremamente favorável para todos os segmentos envolvidos no setor, como a platina e o paládio”.

Negociado um pouco abaixo de US$1685 na terça-feira, o paládio “estava em um nível de preço atrativo”, disse Hebba.

Com isso, a gestora prevê que o próximo ano pode ser de recuperação de preços do paládio.

“Os grandes níveis de vendas especulativas fazem com que seja possível uma drástica reversão”, explicou a Hebba, que disse ainda:

“2022 pode ser um ano histórico para a produção de automóveis, já que a recomposição de estoques terá início a partir das mínimas de uma década. Qualquer alta de preço do paládio pode se intensificar ainda mais, à medida que a produção for aumentando em 2022."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Tal como ocorreu com o colapso de preços no ano passado, a Hebba afirma que podemos ver uma reversão com a recomposição dos estoques das fabricantes de automóveis.”

“Pode haver uma corrida para garantir o máximo possível de MGPs pelos gerentes de compra dessas empresas, principalmente se os preços começarem a subir (eles estavam comprando 30% ou mais de paládio em 2019)”.

As importações de paládio em setembro de 2021, em particular, foram fortes, com 213.000 onças do metal importadas, contra 178.000 em setembro de 2020 e 241.000 em setembro de 2019.

Além disso, as importações líquidas (importações menos exportações) de paládio foram maiores do que em 2019, sendo de 151.000 contra 140.000 naquele ano (e apenas 9.000 em 2020). Para fins de registro, setembro de 2019 foi um mês normal para a produção de automóveis.

h2 Mas aspectos técnicos do paládio e platina indicam fraqueza/h2