Produção Industrial Brasileira em Queda

 | 18.12.2021 23:22


No terceiro trimestre a indústria brasileira já havia sofrido uma queda 0,90% (o que ajudou a derrubar o PIB brasileiro), agora já no mês de outubro uma queda de 0,60% contra setembro e para novembro uma queda na venda de novos veículos que ultrapassa os 20%.

Olhando para um horizonte de outubro, novembro e dezembro para o setor industrial, a situação não está nada fácil e se olharmos uma janela mais ampla para as duas últimas décadas, o cenário é deprimente. Voltamos para um nível de indústria de 2014, o que nos leva a pensar nos cenários de oferta e demanda, sendo a OFERTA diretamente ligada a crise generalizada de insumos e desestruturação das cadeias produtivas, principalmente a falta de chips semicondutores, pois hoje não se faz mais carros sem esse componente tecnológico. Esse não é um problema único e exclusivo do Brasil e, sim, no mundo todo.

Dificuldades do lado da DEMANDA, ligadas ao desemprego muito elevado, recessão, choque de juros e aumento do custo do endividamento das famílias. Se antes você comprava um carro financiado com taxa de 0,80% mês, hoje, sei lá, esse mesmo financiamento gira em torno de 1,3% ou mais.  O resultado é isso que estamos vendo na economia.

Para concluir: Conforme já escrito acima esse cenário complexo não é uma exclusividade do Brasil, no meu entendimento essa elevação de taxa Selic só vem a corroborar para um cenário ainda mais complexo e difícil para o Brasil.  

LEIA MAIS: Em linha com expectativas, Copom anuncia alta de 1,5 p.p. na Selic, para 9,25%

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações