Quais os Possíveis Impactos da Tecnologia 5G na Economia Brasileira?

 | 08.05.2021 21:12

A internet 5G ainda gera muitas dúvidas entre os brasileiros, mas vale ressaltar que esta tecnologia já não está muito distante da nossa realidade. Quando ouvimos especialistas sobre o assunto, um padrão que se repete em suas falas é o de que ela é imprescindível para possibilitar de fato a 4ª Revolução Industrial no Brasil.

Mas, do que se trata o 5G exatamente e quais as suas consequências para a economia? De forma resumida, esta tecnologia é uma evolução natural das gerações anteriores (3G e 4G) e traz, mais do que velocidade e estabilidade de conexão, possibilidades para aplicações que podem revolucionar mais uma vez o estilo de vida da sociedade. 

Na prática, este novo padrão permitirá que tudo se torne conectado, como carros, geladeiras, máquinas de lavar e possibilitará, por exemplo, cirurgias a distância. Além disso, alguns fabricantes de microchips acreditam que o 5G pode atingir rapidez de navegação e download cerca de dez a 20 vezes mais rápido. De forma resumida, abre um leque de possibilidades muito grande. A Tesla (NASDAQ:TSLA) (SA:TSLA34), com seu projeto de carros autônomos, é um caso vivo das transformações pelas quais passaremos em breve. 

Não é à toa que a estrategista global do JP Morgan Gabriela Santos ressaltou recentemente que semicondutores para computadores e smartphones são o petróleo do século XXI. Locais como Coréia do Sul e Taiwan na Ásia já têm boa parte do Produto Interno Bruto proveniente da fabricação destes dispositivos e o mercado de tecnologia deve despontar mais uma vez na próxima década. 

Por outro lado, acredito que o setor de energia também passará por adaptações por conta da tendência de aumento na demanda por eletricidade nos próximos anos. Com tantos dispositivos conectados e ligados, este movimento parece ser natural e as empresas que fazem parte deste mercado devem se beneficiar a longo prazo. 

Diante deste cenário, fica clara mais uma vez a necessidade de o Brasil direcionar seus recursos para educação, infraestrutura e incentivos para o setor de tecnologia. Para isso, precisaremos fazer algumas lições de casa como ajuste nas contas públicas e reformas estruturais que possam ajudar o país a se tornar mais competitivo. 

Mas, quando o 5G deve chegar por aqui? 

De acordo com o Ministro de Telecomunicações, Fábio Faria, já existe prazo para o leilão que definirá a empresa responsável pela implantação da tecnologia no país e isto deve ocorrer em meados de junho ou julho de 2021. 

Enquanto isso, vamos aguardar os desdobramentos das reformas que o governo colocou em pauta. O nosso futuro depende muito do que for decidido nos próximos meses. Mas está chegando o momento em que o Brasil precisará decidir se acompanhará a evolução mundial ou se continuará neste ciclo de crises sem fim.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações