Luis Outi | 21.02.2019 09:38
É comum que as pessoas se perguntem qual o investimento mais seguro para iniciantes, seja por causa de um medo natural de perderem o que conseguem poupar ou por falta de conhecimento em relação às inúmeras possibilidades que o mercado financeiro traz - independente da sua familiaridade com ele.
É fato que há investimentos mais seguros, ou seja, que possuem maior previsibilidade ou que tenham como característica própria a certeza de que não ocorrerão perdas. Unindo o melhor dos dois mundos, o que é mais indicado para quem está apenas começando?
É para responder essa dúvida tão comum que escrevo o texto de hoje. Confira mais abaixo!
Investimento mais seguro para iniciantes existe?
De fato, existe investimento mais seguro para iniciantes, os chamados investimentos conservadores. De forma bem generalista e resumida, a poupança é uma dessas opções. Mas, o que precisamos desmistificar é que ela, por ser considerada a mais segura aplicação de todas, seja a ideal para você que está começando agora.
O motivo é bem simples: a poupança também tem riscos, embora eles sejam pouco percebidos por quem não tem muita experiência com investimentos.
Um bom exemplo do risco da poupança é a temida inflação. Como esse tipo de aplicação rende abaixo da inflação, em um longo prazo o dinheiro aplicado pode simplesmente perder o seu valor real, de consumo.
Por isso, se a sua ideia é investir para comprar um imóvel ou para aumentar o seu patrimônio, esqueça a poupança e dê um passo além, que não deixará de ser seguro e previsível!
E quais são os investimentos recomendados para iniciantes conservadores?
Vamos supor que você seja um iniciante conservador e que não tenha ideia de por onde começar a investir. Sabemos que o risco da Renda Variável possa estar longe dos seus desejos agora e você acabou de descobrir que a poupança não é bem o melhor caminho. Por onde seguir?
Separei abaixo algumas ideias seguras e com rendimento melhor do que a poupança, ideais para iniciantes. Anote:
Tesouro Direto
O Tesouro Direto é como se fosse um empréstimo para o Governo Federal, ou seja, ele irá te pagar com juros pelo seu dinheiro aplicado para o uso das contas públicas. A grande vantagem deste tipo de investimento é o seu rendimento acima da inflação e superior à poupança.
Além disso, ele é bastante conservador e conta com poucos riscos. Para começar a investir, é preciso se cadastrar no site oficial e ter o intermédio de uma instituição financeira de confiança.
LCI
Os LCI’s são os Créditos Imobiliários e funcionam de forma parecida com o Tesouro Direto, porém, o investidor irá aplicar no mercado imobiliário. Isentos de Imposto de Renda e bem previsíveis, eles rendem mais do que a poupança, sem deixar de serem seguros.
Além disso, com os LCIs, você tem a chance de prever o quanto irá ganhar no fim da aplicação, desde que a mantenha até o seu vencimento. Extremamente indicada para iniciantes e até investidores avançados, é uma ótima opção!
LCA
A LCA são as Letras de Crédito do Agronegócio e também costumam ser bem seguras, previsíveis e simples na hora da contratação. Indicada para iniciantes conservadores, as LCA’s rendem mais do que a poupança e também são isentas do Imposto de Renda.
Podemos dizer que investir nas LCAs é sempre uma boa ideia, mesmo que você tenha pouca experiência com esse tipo de investimento.
Ações
As Ações são investimentos de Renda Variável e costumam causar medo nos investidores iniciantes. Mas, não se engane: com a ajuda de um bom assessor de investimentos, é possível fazer seguras seguras e altamente rentáveis.
De forma resumida, ações são as frações de uma empresa e é aí que devemos ter cautela. Com a ajuda de uma empresa especializada, é possível comprar ações seguras - e que sejam monitoradas dia-a-dia.
Embora não sejam investimentos de Renda Fixa, vale a pena estudar a possibilidade e começar com uma aplicação menor na área.
Gostou das minhas dicas e quer descobrir como ser um investidor independente? Fale com a nossa equipe para que possamos tirar todas as suas dúvidas! Acredite, é possível investir bem e com segurança, mesmo que você seja iniciante!
Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.