Qual o Tamanho do Seu Universo de Investimento?

 | 22.10.2021 15:22

Quando criança, criei a mania de observar os rostos e os trejeitos das pessoas que passavam na rua e compará-los a rostos e comportamentos conhecidos. A ideia era juntar todas as pessoas em grupos familiares daquelas que eu realmente conhecia. Essa era a minha distração enquanto acompanhava meus pais em compromissos intermináveis de adultos.

No início, o exercício era difícil. Crianças não são seres naturalmente detalhistas. Talvez por isso algumas características passavam despercebidas. Além disso, a minha pouca idade também implicava em conhecer relativamente poucas pessoas, o que limitava enormemente o meu universo de comparação.

Com o passar do tempo, a prática — e a miopia — facilitaram o processo de associação. Eventualmente, quando encontrava um caso raro de extrema semelhança, comentava com todos a meu redor sobre o encontro com a professora de ciências ou a filha do pianista da orquestra.

A beleza desse exercício é que, quase que imediatamente, o novo e o desconhecido passam a fazer sentido.

Associações, de um modo geral, também podem ser bastante úteis no mundo dos investimentos. A realidade é que o mercado financeiro possui um número incontável de ativos. Conhecer apenas o mercado brasileiro é comparável com o universo de rostos familiares para uma criança.

Um bom exemplo de uma limitação brasileira são os bonds conversíveis. Em um exercício de comparação, são ativos que, à primeira vista, têm os trejeitos de uma ação, porém são títulos de renda fixa.

Assim, são considerados ativos híbridos, possuindo características de títulos de dívidas — como pagamento de juros — e o direito de converter seus títulos na data de vencimento em um determinado número de ações da empresa emissora, a um preço e taxa predeterminados. Tal conversão, a depender do tipo de bond, pode ser obrigatória, ou um direito tanto do emissor quanto do investidor.

Para a empresa, esse instrumento é uma opção de financiamento que, em geral, tem um custo de carrego (pagamento dos juros) menor do que as tradicionais. Além disso, permite a dedução do pagamento dos juros na base de cálculo do Imposto de Renda. Em um outro ponto, o controle da empresa é mantido, e a estrutura societária e os lucros provenientes da valorização das ações são preservados. Por isso, esse tipo de ativo é emitido principalmente por empresas com baixa avaliação de crédito e grande potencial de crescimento.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Para o investidor, os bonds conversíveis podem gerar retornos atraentes em momentos de euforia do mercado acionário (“risk-on”), uma vez que a razão de conversão dos títulos de dívida em ações é predeterminada.

Contudo, se as ações tiverem, na verdade, uma performance ruim, os investidores não exercem o direito de conversão dos títulos em ações, recebendo o capital investido na data de vencimento (caso não haja inadimplência do emissor).

Dá pra ver que, diferentemente de uma brincadeira infantil, a análise desses ativos requer profundo conhecimento técnico do mercado acionário e de crédito.

O ano de 2020 foi recordista em emissões de bonds conversíveis, com destaque para os setores aéreo e de lazer e turismo — os mais afetados pela pandemia.

Do lado das empresas, porém, a desafiadora crise do coronavírus gerou diversas emissões de títulos de dívida a taxas extremamente baixas ou mesmo sem pagamento de cupom (taxa zero).

Já do lado dos investidores o apetite se manteve, pois a falta de atratividade dos juros foi compensada pela emissão de direitos de conversão com um prêmio significativo em relação aos preços das ações.

O primeiro trimestre deste ano também mostrou um ritmo acelerado de novas emissões desses títulos no mercado global. Aqui no Brasil, veremos nos próximos dias a estreia do fundo de bonds globais conversíveis da famosa gestora americana Oaktree (NYSE:OAK_pa).

Embora os ativos sejam ainda pouco conhecidos pelos brasileiros, a Oaktree é liderada por um rosto bastante conhecido no mercado: Howard Marks.

Antes de terminar, não poderia deixar passar em branco as últimas notícias sobre o desmanche da equipe técnica do Ministério da Economia vis-à-vis a iminente quebra do teto de gastos para acomodar nossas mazelas políticas.

O resultado da antecipação da corrida eleitoral e suas medidas populistas têm os traços bem conhecidos pelos brasileiros: inflação, juros altos, crescimento pífio, desemprego e caminho livre para a depreciação do real.

Enquanto insistirmos nos mesmos rostos e nos mesmos trejeitos, a alocação estrutural de um portfólio robusto terá infalivelmente uma posição importante em ativos globais e moedas fortes.

Desde as máximas em junho deste ano, o Ibovespa amarga uma queda de quase 20%. No mesmo período, o principal índice de ações dos EUA, o S&P 500, registrou uma alta de quase 8%, atingindo um novo recorde histórico ontem.

Limitar-se apenas ao mercado brasileiro é se apequenar a um universo de uma criança.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações