Qual será o impacto do arcabouço fiscal no câmbio?

 | 30.03.2023 06:00

Por enquanto o mercado está olhando positivamente para este assunto. O dólar tem mantido viés de baixa. Com o novo arcabouço, as despesas vão crescer sempre menos que as receitas. Assim, a trajetória prevista pelo governo é de superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025. No último ano do governo Lula, em 2026, a projeção que consta no projeto é de um resultado no azul de 1% do PIB. Agora resta saber de onde vem essa grana. Impostos?
 
A nova regra limita o crescimento da despesa a 70% do avanço das receitas do governo. Não está previsto nenhuma exceção nova à norma, que se aprovada pelo Congresso vai substituir o teto de gastos. Lula orientou Haddad a começar o debate no Congresso sobre o novo arcabouço. Hoje a reação do mercado de câmbio será sobre o arcabouço.
 
O dólar à vista ontem fechou o dia cotado a R$ 5,1355. Aproveitem a onda. Foi mais um dia de baixa com o real aproveitando o clima ameno no exterior e o diferencial de juros entre Brasil e Estados Unidos falando mais alto. A percepção de que a crise bancária no exterior arrefeceu também ajudou nossa moeda. 
 
No calendário econômico para hoje teremos no Brasil às 10h30 a entrevista do ministro Haddad sobre o arcabouço, na sede do Ministério, em Brasília. Além disso, teremos o Relatório Trimestral de Inflação, a Produção Industrial de janeiro e o IGPM. Nos EUA, veremos Pedidos por Seguro-Desemprego, PIB do quarto trimestre e discurso de Yellen, Secretária do Tesouro. Na Europa, vamos ter a Confiança dos Consumidores e das Empresas e o Relatório Mensal do BCE.
 
Bons negócios a todos e muito lucro!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações