Qual Setor Pode Ajudar o Ibovespa a Seguir Batendo Recordes?

 | 07.06.2021 21:37

“A bolsa vai seguir subindo, buscando novos e novos recordes?” Não faço a mínima ideia.

“Há espaço para seguir se valorizando?” Sem dúvidas.

Inicio o texto com essas duas perguntas e respostas para não frustrar ninguém que entrou no artigo buscando uma resposta definitiva. O número mágico não existe e muito menos a empresa do momento. Se eu falar que a bolsa irá a tantos mil pontos e que a empresa ABCD será o destaque, e por um acaso acertar em cheio, será mais sorte do que técnica. E isso não só comigo, mas com qualquer participante do mercado. Não se iluda.

Dito isso, semana passada escrevi sobre o quanto devemos focar nossa energia nas empresas, fundos de investimentos, em que alocamos nosso dinheiro. Tratei sobre o quanto o Ibovespa bater recordes, na realidade, não faz diferença na nossa vida.

Com a sequência de altas observadas na semana, o recorde da outra semana foi dia a dia sendo superado. Mudou alguma coisa? Nada.

“Então se a pontuação não faz diferença, por quê você faz um artigo falando sobre novos recordes?”

A realidade é que quando vemos o principal índice de ações brasileiro chegando em patamares cada vez maiores, é natural ficarmos com aquele receio de que estamos entrando no fim da festa ou termos aquela sensação de que estamos perdendo oportunidades. A intenção desse texto é mostrar que ainda temos empresas ou setores descontados e que, caso resolvam andar, novos recordes podem ser batidos.

Obviamente que entrar na bolsa aos 130 mil pontos não é a mesma coisa do que se posicionar aos 100 mil. Como já mencionado, com a bolsa em patamares maiores, a margem de risco está mais apertada e, portanto, a seletividade deve ser maior. Como a ideia aqui é pensar nos segmentos que ainda apresentam oportunidades quero apresentar alguns dados sobre composição e concentração do principal índice da bolsa brasileira. O gráfico abaixo mostra a composição do Ibovespa por setores, conforme classificação da bolsa: