Quando Esse Mercado de Baixa (Bear Market) Terminará?

 | 05.06.2022 22:50

Essa é a pergunta para a qual todos querem uma resposta.

Embora não haja uma resposta específica para essa pergunta, existem indicadores e medidas técnicas que fornecem algumas orientações. Do ponto de vista do gerenciamento de portfólio, esses são os parâmetros a partir dos quais devemos operar para minimizar a destruição de capital e limitar os erros motivados por emoções.

2022 foi um ano diferente do que muitos investidores viram em suas vidas de investimento. Embora existam alguns que passaram pelo mercado de baixa de 2008, há menos ainda que sobreviveram ao crash do “Dot.com” . Essa é a natureza dos mercados “reais” em baixa, que tendem a destruir os investidores e impedí-los de investir nos mercados financeiros permanentemente.

Embora existam muitos praticantes de “comprar e manter” sugerindo aos investidores apenas o custo médio do dólar em uma desaceleração, a realidade tende a ser muito diferente. Quando os mercados caem o suficiente, há um ponto em que todo investidor muda de “Buy The F***ing Dip” para “ Get Me F***ing Out”.

Quando se trata de investir, a maioria dos sistemas de gerenciamento de portfólio de poltrona funciona muito bem enquanto os mercados crescem. No entanto, quando a eventual correção chega, a psicologia da “aversão à perda” atrapalha os planos mais bem elaborados.

Também é importante entender que os “ mercados em baixa” são apenas a conclusão natural de um “ciclo de mercado completo”. Durante os mercados em alta, são construídos excessos que se refletem nas avaliações, pois os investidores pagam demais pelos ativos com expectativas de crescimento infinito. Obviamente, como o ciclo de negócios não é infinito, o mercado em baixa que se segue é a reversão desses excessos. Embora os “mercados em baixa” geralmente surpreendam os investidores, eles são a conclusão lógica do avanço anterior.

Então, com um mercado de baixa potencial em mãos, enquanto o Fed aumenta as taxas, a inflação permanece alta e a economia continua desacelerando, vamos à questão em questão:

“Quando esse mercado de baixa terminará?”

h2 Evidência do Urso/h2

Há evidências técnicas consideráveis ​​de que os mercados financeiros dos EUA estão em um “mercado em baixa”. O NYSE Composite (ações dos EUA + ADRs + ETFs de títulos) quebrou abaixo de sua média móvel de 100 semanas. Nos últimos 25 anos, cada recessão e/ou crise coincidiu com uma quebra dessa média móvel de longo prazo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora