Quão Baixo o EUR/USD Pode Ir?

 | 25.08.2022 14:14

  • O EUR/USD quebrou abaixo do nível de suporte chave formado em 2016
  • Condições macroeconômicas permanecem baixistas para a moeda europeia
  • Nos gráficos técnicos, as coisas não parecem muito melhores
  • Uma das maiores histórias financeiras do ano fiscal é a massiva ascensão da moeda U.S. dólar contra outras moedas importantes, principalmente o euro. De fato, o desempenho YTD do EUR/USD é de -12,3%, tornando a moeda europeia uma das mais atrasadas do ano.

    Há quatro razões convincentes para entender por que isso está acontecendo:

    h2 1: Riscos Macroeconômicos/h2

    A possibilidade de uma recessão global impulsiona a demanda por ativos de refúgio, e tradicionalmente o dólar é um deles.

    Do ponto de vista técnico, a economia dos EUA já entrou em recessão devido a dois trimestres consecutivos de crescimento negativo de PIB.

    No entanto, oficialmente, os EUA só consideram um período econômico recessivo quando o NBER (National Bureau of Economic Research) o decreta. A razão para isso é que a organização avalia muitos indicadores de atividade econômica além do crescimento do PIB, como emprego, renda pessoal, consumo pessoal real, produção industrial e PMI de manufatura—assim como os 'Ds' do declínio econômico (profundidade, difusão e duração) .

    Atualmente, a maioria desses indicadores permanece positiva, enquanto a manufatura é o ponto mais fraco. Então, de acordo com o NBER, ainda não estamos em recessão

    h2 2: Recessão Europeia/h2

    Continuando com o tema das recessões, a União Europeia entrará em breve em uma. A guerra da Rússia com a Ucrânia afeta mais a zona do euro por causa de sua proximidade geográfica e toda a questão das exportações russas de gás e matérias-primas para a região.

    A atividade da zona do euro atingiu uma baixa de um ano e meio, e as perspectivas econômicas ruins parecem estar se aprofundando.

    h2 3: Taxas de Juros/h2

    A divergência de política entre o Federal Reserve e o Banco Central Europeu empurra os traders para o dólar. O Fed está aumentando as taxas de juros mais rápido e mais intensamente do que o BCE, e sabemos que os aumentos das taxas de juros favorecem a moeda de um país.

    Tenha em mente que o Fed pode aumentar as taxas em 50 e não 75 pontos na reunião de setembro se os próximos dados de emprego e inflação forem favoráveis.

    Abaixe o App
    Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
    Baixar Agora

    Também é verdade que o BCE poderia aumentar as taxas de juros em 50 pontos base em 8 de setembro. Mas mesmo que essa divergência entre os dois bancos centrais diminua, isso não mudará o tom geral do par de moedas. Mesmo um aumento acentuado das taxas provavelmente não impulsionaria o euro significativamente.

    h2 4: Posicionamento em 'short'/h2

    Os fundos de hedge aumentaram suas posições vendidas no euro para uma alta de três semanas.