CÂMBIO: Que Venha Setembro e o Real Valorize

 | 01.09.2022 06:00

Por aqui, a grana vem com força, mas quando sai a debandada, é na mesma intensidade! 
 
Ontem, foi dia de pagamento de dividendos de Petrobras (BVMF:PETR4) e Vale (BVMF:VALE3) e vimos um volume significativo de bancos contratados remetendo os valores a clientes externos. Como foi dia de Ptax, o mercado já estava sentindo a “puxada” no dólar na véspera, que, associado a questões de Covid na China e preço de commodities (petróleo e minério de ferro fecharam em baixa), fez o real sofrer bem. 
 
O dólar à vista fechou cotado para venda a R$ 5,2007. Vamos ver se hoje realiza e cai um pouco. Com a forte valorização, a divisa norte-americana não apenas apagou a perda de 1,17% vista no acumulado do mês até a véspera como concluiu agosto em alta de 0,54%. 
 
Agora, o investidor precisa ficar atento a política monetária dos EUA (vem aí alta de juros), inflação global, instabilidade nos preços das matérias-primas e problemas econômicos na China (principal destino das exportações brasileiras). Além, é claro, das eleições! 
 
O fato é que o Brasil está bem posicionado quanto a curva de juros e hoje conheceremos o PIB do segundo trimestre, que deve vir positivo, tanto do lado da demanda quanto da oferta.
 
Na Europa, a expectativa é de altas de juros pelo Banco Central Europeu (BCE), que se reúne na próxima semana. Afinal, a a inflação está recorde na zona do euro. O Índice de Preços ao Consumidor por lá subiu acima da previsão do mercado. 
 
Nos EUA, a perda de fôlego no mercado de trabalho americano (ADP) poderia levar o Fed a ser menos agressivo em suas altas de juros. Mas ainda muita água vai rolar até que decidam quanto irão subir os juros por lá e até quando. Um dado importante será o Payroll, que sairá amanhã.
 
No calendário macro de hoje, temos no Brasil, confirme citei acima, o PIB anual e trimestral, o PMI industrial e a balança comercial de agosto. Nos EUA, os pedidos iniciais por seguro-desemprego e PMI industrial. 
 
Será que hoje o mercado devolve a alta dos dois últimos dias? Pode escrever aqui sua opinião, e vamos acompanhar!
 
Bons negócios a todos!
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações