Queda do Dólar Pesa sobre as Bolsas Mundiais na Abertura da Semana

 | 24.07.2017 07:28

ÁSIA: Os mercados da Ásia fecharam sem direção nesta segunda-feira, com os investidores focados na queda do dólar e na próxima reunião de política de dois dias do Fed no final da semana.

Na Austrália, o ASX 200 caiu 0,61%, para 5.688,10, com a maioria dos setores em queda. O subíndice financeiro ponderadamente pesado fechou 0,77% menor, sofrendo pressão durante todo o dia. Os preços mais baixos das commodities, notadamente do minério de ferro pesaram sobre as ações de mineradoras após recentes ganhos. BHP Billiton caiu 0,6%, Fortescue caiu 1,3% e Rio Tinto (LON:RIO) recuou 1%.

O benchmark Nikkei do Japão recuou 0,62%, em 19.975,67, com a força do iene japonês, negociado em 110,77 dólares, ante 111,19 da sessão anterior, pesando sobre ações de empresas exportadoras, enquanto isso o índice Topix fechou ligeiramente maior com 0,06% de alta, em 2.451,53 pontos.

No continente chinês, o composto de Xangai resistiu a tendência descendente para fechar em alta de 0,39%, em 3.250,49 pontos e o composto de Shenzhen inverteu perdas iniciais para avançar 0,48%, para 1.854,66. Em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,53%, após a série de vitórias de nove sessões ser interrompida na sexta-feira.

No mercado de câmbio, o índice do dólar, que mede o greenback em relação a uma cesta de moedas, negociou em 93,925, acima dos 93,823 da sessão anterior, o nível mais baixo desde junho de 2016. O índice do dólar havia atingido níveis acima de 95,00 na semana passada. O aumento da incerteza política da Casa Branca contribuiu para uma nova fraqueza do dólar. Na semana passada, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, renunciou depois de se discordar veementemente da indicação do gestor de fundos de investimentos Antony Scaramucci para diretor de comunicação. Segundo analistas, a renúncia de Spicer na sexta-feira foi o último evento político para perpetuar a noção de desordem dentro da equipe Trump.

Os analistas também atribuíram a fraqueza do dólar a um euro mais resiliente. O euro negociou em US$ 1,1647 no horário da Ásia, abaixo da alta anterior de $ 1,1684.

O preço do petróleo caiu no final da tarde no horário asiático. Os principais nomes de energia da Austrália fecharam em grande parte para baixo, com Santos caindo 2,15%, a Oil Search em queda de 1,96% e Woodside Petroleum fechando em baixa de 3,0%. Na semana passada, a corretora australiana Morgans rebaixou as ações da Santos para reduzir, ante classificação anterior de manter.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA: As bolsas europeias operam em baixa nesta segunda-feira, com fabricantes de automóveis alemães e produtores de petróleo entre aqueles que empurram o mercado em direção de uma baixa de duas semanas. O Stoxx Europe 600 cai 0,52%, com apenas o setor industrial mostrando um pequeno ganho. O índice deslizou 1% na sexta-feira, contribuindo para a perda de 1,9% na semana passada.

Entre os dados divulgados, a economia da zona do euro desacelerou em julho, com a Markit dizendo que o Índice PMI composto para a região caiu para 55,8 em julho, ante 56,3 em junho, abaixo da leitura de 56,2 esperada pelos economistas.

Os fabricantes de veículos alemães sofrem pressão após um relatório alegando que a Volkswagen pediu ao órgão de defesa antitruste da Europa que investigasse a coordenação dos principais fabricantes de automóveis do país, em meio à crescente preocupação de que eles poderiam ter violado as leis antitruste. Volkswagen cai 3,01%, Daimler perde 3,71% e a BMW recua 1,87.

Os investidores também aguardam uma reunião de ministros do petróleo da OPEP e alguns produtores não-OPEP na segunda-feira. Espera-se que se discutam formas de os produtores cumprirem as cotas estabelecidas no âmbito do acordo de redução da produção que começou em 1 de janeiro. Muitos esperam que o cartel inclua a Nigéria e a Líbia no seu acordo. O influente ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Khalid Al-Falih, disse que os cortes mais profundos na produção não estão entre os itens a ser discutidos na reunião e que o cumprimento das cotas acordadas pela OPEP continua a atrasar por parte de alguns países. Tullow Oil (LON:TLW) cai 2,80%, Neste cai 1,55% e Total perde 1%.

As mineradoras pesam sobre o FTSE 100. A Anglo American (LON:AAL) Platinum, maior produtora mundial de metais preciosos e listada em Joanesburgo, sofreu perdas durante o primeiro semestre de 2017, devido um rand mais forte, deficiências e menores vendas. A mineradora reportou uma perda de 1,19 bilhões de rand sul africano (US$ 91,95 milhões) para o semestre findo em 30 de junho, com lucro de 1,5 mil milhões no mesmo período de 2016. Essa perda inclui prejuízos pós-impostos no valor de ZAR 2,21 bilhões, incluindo cerca de ZAR 900 milhões relacionados à mina da União e participações na Bafokeng Rasimone Platinum Mine de cerca de ZAR 950 milhões e Bokoni Platinum Holdings, de cerca de ZAR 45 milhões. Anglo American cai 1,3%, Antofagasta (LON:ANTO) recua 1,1%, BHP Billiton perde 1,8%, Glencore (LON:GLEN) recua 1% e Rio Tinto opera em baixa de 1,1%.

O presidente Donald Trump disse no domingo que está disposto a assinar novas sanções contra a Rússia, no entanto, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, advertiu que haveria retaliação aos EUA se as sanções afetarem as empresas europeias.

Enquanto isso na França, os números mostraram uma desaceleração da atividade econômica. A pesquisa PMI da IHS Markit caiu ligeiramente para 55,7 ante 56,6.

Nos mercados de divisas, o euro mantém a máxima de dois anos após observações do presidente do BCE, Mario Draghi, na semana passada, enquanto o dólar permanece fraco antes da reunião de política da Reserva Federal dos Estados Unidos, mais tarde na semana.

EUA: Wall Street parece abrir em baixa nesta segunda-feira, depois que o Fundo Monetário Internacional reduziu as previsões de crescimento dos EUA para 2017 e 2018, culpando a política fiscal menos expansionista do que o esperado.

A programação dos relatórios de resultados da semana está começando com Halliburton e Alphabet e está longe de ser concluída.

O presidente dos EUA, Donald Trump, fará uma declaração sobre o seu programa de cuidados à saúde às 16h15 (horário de Brasília). Os republicanos foram forçados a arquivar um projeto de lei para revogar e substituir simultaneamente o Obamacare na semana passada por falta de apoio. Trump advertiu os legisladores do GOP em uma publicação no Twitter no domingo que eles precisavam apoiar o projeto. A incapacidade de Trump de obter apoio de seu partido, lança dúvidas sobre seus planos mais audaciosos como as reformas tributárias, que os investidores contam para apoiar o crescimento econômico e manter as ações em movimento de alta.

O FOMC se reunirá nesta semana, embora a maioria não esteja esperando um movimento por parte dos membros do Federal Reserve.

Em uma semana cheia de dados, os índices PMI flash e de fabricação da Markit para julho serão divulgados às 10h00 e as vendas de casas existentes para junho são devidas às 11h00.

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: -0,08%
SP500: -0,14%
NASDAQ: -0,09%

OBSERVAÇÃO:
Este material é um trabalho voluntário, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado e a europeia no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações