Queda dos Juros e os Destaques da Semana

 | 08.12.2017 13:16

Fim do ano, primeira semana “cheia” de dezembro, e o assunto chave continua sendo a Reforma da Previdência, com a carga de incertezas que o tema carrega. Taxa Selic na mínima, dados de inflação e da recuperação da economia brasileira, além de um novo ato polêmico de Donald Trump completam os principais destaques dos últimos dias.

A Reforma da Previdência mexeu com os mercados no país. Sem a garantia dos votos para aprová-la, o governo hesita em ir adiante. As articulações se intensificaram, o PMDB fechou questão sobre o assunto, demais partidos se pronunciaram, mas o impasse persiste. As notícias mais recentes dão conta de que a votação será em 18 de dezembro, desde que haja os votos necessários.

Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do BC) do ano, a taxa Selic foi reduzida em 0,5 ponto percentual, para 7% ao ano, a mínima histórica para os juros básicos no país.

A inflação oficial, medida pelo IPCA, desacelerou para 0,28% em novembro, e acumula 2,8% em 12 meses, bem abaixo da meta do governo.

Um dado positivo foi a alta disseminada registrada na produção industrial, de 0,2% em outubro, ante setembro. Em comparação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 5,3%, uma alta consistente.

E, em novembro, a produção de veículos avançou 15,2%, em relação a novembro de 2016.

No Judiciário, uma notícia de relevo foi a votação no Supremo sobre o poder de as assembleias legislativas revogarem medidas cautelares envolvendo parlamentares. A decisão foi adiada, porque faltam votos de dois ministros. Até agora, porém, o Supremo entende que as assembleias não podem revogar prisões.

Nos EUA, as principais repercussões foram relativas à reforma tributária de Trump e ao reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

Pautado, sobretudo, pelas incertezas quanto à Reforma da Previdência, o dólar fechou o pregão de quinta-feira, com alta de 1,73%, a maior desde o áudio da JBS (SA:JBSS3), cotado a R$ 3,287. O Ibovespa registrou queda de 1%, a 72.487 pontos.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 8/12, às 10h.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações