Queda dos títulos dos EUA é oportunidade de compra?

 | 23.08.2023 11:02

"China, Japão, inflação, déficits e aperto monetário!”, esse é o lema dos operadores do mercado de títulos, ao verem as taxas dos papéis subindo lentamente.

Mesmo com os juros nos níveis mais altos em 15 anos, alguns operadores  ainda acreditam que as taxas podem subir mais. Em sua visão, fatores como China, Japão, déficits fiscais crescentes, inflação e aperto quantitativo (QT – quantitative tightening) são fatores que podem empurrar os rendimentos para cima.

Já escrevemos vários artigos mostrando por que as tendências de longo prazo do crescimento econômico e da baixa inflação, junto com a alta e crescente alavancagem, praticamente garantem taxas de juros mais baixas. Este artigo reforça nossa tese e nos ajuda a entender melhor as preocupações pessimistas que afetam os operadores do mercado de títulos.

Como diz o tuíte de Peter Atwater abaixo, a "explicação mais fácil" costuma ser a que tem maior aclamação popular, mas nem sempre é a mais correta. As preocupações que discutimos podem gerar manchetes interessantes e ter um efeito temporário nos rendimentos dos títulos, mas elas justificam taxas muito mais altas?