Queda no Rendimento dos Títulos Americanos Desafia Qualquer Explicação Fácil

 | 13.07.2021 09:36

Publicado originalmente em inglês em 13/07/2021

Os analistas estão se contorcendo para explicar por que os rendimentos dos títulos do tesouro americano afundaram na semana passada, desfazendo todos os cenários de crescimento econômico robusto, alta inflação – e juros maiores.

LEIA MAIS: Inflação dos EUA vem acima do esperado, dólar acelera a R$ 5,20

Diversos comentaristas estão fixados no Federal Reserve e fazem comparações intrincadas com o pânico gerado pela perspectiva de aperto monetário em 2013. Só que desta vez, dizem eles, os investidores estão se antecipando ao declínio dos rendimentos ocorrido quando o Fed começou a reduzir suas compras de títulos e já deixou o ataque de nervos para trás nos primeiro trimestre.

Pode ser. Uma explicação mais óbvia é que o ambicioso plano de gastos do presidente americano Joe Biden está enfrentando grande oposição no Congresso, colocando em dúvida a concretização de qualquer gasto adicional além do trilionário plano bipartidário de infraestrutura, se chegar a tanto.

Ou que as variantes da Covid e atraso na vacinação podem gerar novas ondas de infecção e desacelerar a recuperação. Ou que a probabilidade cada vez maior de uma inflação persistentemente alta está gerando rumores novamente da tão temida estagflação – crescimento econômico lento combinado com inflação elevada. Ou os sempre úteis “fatores técnicos", à medida que os investidores rebalanceiam suas carteiras.