Recessão nos EUA? Depende

 | 23.08.2022 19:05

Na reunião semanal em que participei com os meus colegas de trabalho, houve uma pergunta direcionada a mim: os EUA caminham para uma recessão? Claramente, a dúvida ou a confirmação vai em linha com a leitura que os analistas fazem do cenário macroeconômico para a sua estratégia de investimento.

A resposta, um pouco clichê no mundo dos economistas, foi: depende. Atualmente, a minha leitura é que a recessão da economia americana está condicionada à escalada de juros do Federal Reserve, ou seja, à necessidade de aumentos em maior magnitude da última verificada (0,75 p.p.) nas taxas de juros nas próximas reuniões da autarquia. 

Neste cenário, ao analisar os últimos dados macroeconômicos dos EUA, estes nos mostram um cenário que ficou para trás: por um lado, observamos um mercado de trabalho resiliente, com a taxa de desemprego atingindo o patamar pré-pandemia aos 3,5%; e por outro, a inflação ao consumidor que começa a mostrar sinais de arrefecimento. No balanço de riscos, a taxa de juros continuará subindo no curto prazo. 

Contudo, olhando para os dados da economia americana que buscam medir as expectativas futuras dos agentes, como o PMI, o índice de gerente de compras, vemos que os resultados apontam para um cenário de desaquecimento econômico. 

Começando pelo PMI industrial, a leitura foi de 51,3 em agosto, ante a leitura de 52,2 no mês anterior, enquanto do setor de serviços, protagonista do PIB americano, apresentou uma redução de 47,3 para 44,1. Neste contexto, o PMI composto, que engloba os dois setores, chegou a 45, o que indica que os setores estão em contração das atividades.