Recorde Histórico do Ibovespa e os Destaques da Semana

 | 06.12.2019 17:02

Panorama Semanal de 2 a 6 de dezembro*

Recorde histórico do Ibovespa e recuo do dólar em um período que teve a divulgação de dados positivos da economia brasileira, como o PIB do terceiro trimestre. Estes foram os destaques da primeira semana de dezembro.

O PIB brasileiro registrou alta acima do esperado, de 0,6% no terceiro trimestre deste ano. A produção industrial de outubro subiu 0,8%, um percentual também positivo.

A inflação medida pelo IPCA subiu para 0,51% em novembro, pressionada pela carne.

Uma notícia ruim no segmento econômico veio dos Estados Unidos, com a declaração do presidente americano, Donald Trump, de retomar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio brasileiros. Trump acusou Brasil e Argentina de promoverem desvalorização de suas moedas.

A Cúpula do Mercosul, que aconteceu em Bento Gonçalves, resultou no fechamento de alguns acordos e na declaração de Bolsonaro a respeito da pressa do bloco em aprovar acordo de livre comércio com a União Europeia, o que deve ocorrer até 2021.

O governo anunciou, no início da semana, a correção de mais dados na balança comercial do país, fazendo com que a diferença, em três meses, chegasse a cerca de US$ 6,5 bilhões.

O presidente Jair Bolsonaro negou a privatização de Caixa e Banco do Brasil (SA:BBAS3). Em outra questão polêmica, manifestou-se sobre a taxa de juros, afirmando que a Selic, hoje em 5% ao ano, deveria ser reduzida para 4,5% na reunião do Copom da próxima semana.

Na Câmara dos Deputados, foi aprovado o pacote anticrime do ministro Sergio Moro, mas sem as principais propostas.

E o TSE aprovou, com condições, as assinaturas digitais para a criação de partidos políticos. O registro do novo partido de Bolsonaro foi oficializado.

Lá fora, expectativas quanto a um acordo entre Estados Unidos e China, na novela sobre a batalha comercial. A China deve abrir mão de algumas tarifas sobre produtos agrícolas americanos.

Nos EUA, avançou o impeachment contra o presidente Trump. A presidente da Câmara pediu esta semana a redação das acusações para a formalização do processo, que envolve acusações de pressões na Ucrânia para proveito político.

Na economia, o destaque nos EUA é o ritmo da criação de empregos.

O Japão lançou um programa de estímulos de 110 bi de euros.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Mundo afora, países como Colômbia e França enfrentam greves e protestos.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa bateu recorde, fechando em 110.622 pontos, alta de 0,29%. O dólar encerrou em queda de 0,33%, cotado a R$ 4,188.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 6/12, às 9h.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações