Recuo do Dólar faz Commodities Respirarem e Puxam as Bolsas pra Cima

 | 04.02.2016 07:54

ÁSIA: As principais bolsas asiáticas, com exceção do Japão, fecharam em alta nesta quinta-feira, seguindo o ânimo de Wall Street em meio a um aumento no preço do petróleo.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 subiu 2,12%, com o setor da energia e mineração desfazendo das perdas da sessão de quarta-feira, na sequência dos aumentos nos preços das commodities. Mineradoras Rio Tinto (L:RIO) e BHP Billiton ganharam 8,91 e 8,27%, respectivamente, enquanto Fortescue Metals disparou 11,73%, após rebote dos preços do minério de ferro. Futuros de minério de ferro para entrega em maio em Dalian subiram 3,98%, a 340 yuan ($ 52) a tonelada, seu maior nível desde 20 de outubro. O preço do minério de ferro para entrega imediata no porto de Tianjin da China ficou em US$ 44, o nível mais alto desde 23 de novembro.

Na Coreia do Sul, o Kospi ganhou 1,35%, em Hong Kong, o Hang Seng avançou 1,01% e no continente, Shanghai Composite subiu 1,53%, enquanto o Shenzhen Composite avançou 1,95% e contrariando a tendência positiva, o Nikkei do Japão estendeu as perdas recentes para fechar 0,85% menor, provavelmente impactado pelo fortalecimento do iene japonês frente a queda do dólar.

O dólar caiu 1,65% frente a uma cesta de moedas, após divulgação de dados econômicos americanos fracos sugerindo ser improvável um aumento das taxas de juro na reunião do FED em março. A queda do dólar impulsionou mercados de petróleo.

No Japão, as ações da Sharp dispararam 16,79% após emissora japonesa NHK informar que a problemática fabricante de eletrônicos tinha aceitado uma oferta da taiwanesa Hon Hai Precision Industry, mais conhecida como Foxconn e rejeitado um plano de resgate de um fundo apoiada pelo governo japonês depois de meses de incerteza sobre o destino da empresa. Foxconn se ofereceu para investir mais de 700 bilhões de ienes (5,94 bilhões de dólares) na empresa. Mais tarde, a Reuters informou que a Sharp declarou que não tinha tomado nenhuma decisão em relação à oferta da Foxconn, mas que uma fonte disse que a Foxconn ganhou o direito de negociação.

O iene segue negociado a 117,90 por dólar, abaixo dos níveis de 120 registrado no início desta semana. Exportadores japoneses fecharam sem direção. Toyota caiu 2,14%, enquanto Canon avançou 1,10%. Um iene mais forte geralmente é negativo para os exportadores.

Os preços do petróleo continuaram a sua tendência ascendente durante o horário da Ásia e a maioria dos stocks de energia avançaram. Na Austrália, Santos disparou 13,36%, Oil Search avançou 7,14%. Em Hong Kong, CNOOC ganhou 6,07%, enquanto no Japão, Inpex ganhou 2,9%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

EUROPA: mercados europeus sobem com o declínio do dólar dando suspiro aos preços do petróleo e grandes empresas europeias reportando lucros em seus balanços. O pan-europeu STOXX 600 sobe mais de 1% na abertura do pregão desta quinta-feira.

O euro sobe 0,5134% frente ao dólar, em US $ 1,11 enquanto o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi fazia uma defesa para manter a luta contra a inflação baixa numa conferência do Bundesbank na Alemanha. Os comentários vieram depois que a inflação nas principais economias da região permaneceu bem abaixo do valor de referência de 2% dos grandes bancos centrais. Os comentários ocorrem duas semanas após o chefe do BCE enviar um forte sinal de que o banco central estava considerando aumentar suas medidas de estímulo na sua próxima reunião em 10 de março.

A temporada de resultados está em pleno vapor. Credit Suisse registrou um prejuízo antes de impostos em 2015 depois de um quarto trimestre difícil, assumindo encargos substanciais e avisou que espera que os mercados permaneçam voláteis durante todo o restante de 2016. As ações despencam mais de 9%.

Maior credor da Holanda INGt registrou lucro do quarto trimestre e suas ações sobem mais de 6%, enquanto isso, a Daimler segue negociado em baixa apesar de reportar um aumento de 22% no lucro operacional do quarto trimestre impulsionado pelo crescimento na China.

Entre outras notícias, os investidores estão de olho na última decisão de política monetária do Banco da Inglaterra e a divulgação de seu relatório de inflação trimestral nesta quinta-feira. Não são esperadas mudanças na decisão do banco, mas muitos analistas acreditam que um aumento da taxa de juros, provavelmente, ocorrerá em 2017.

O FTSE 100 do Reino Unido sobem, puxada por ações de empresas de mineração e petróleo e gás, levam benchmark ara a sua primeira alta em quatro sessões. A produtora de minério de ferro e platina Anglo American (L:AAL) sobe 7,96%, Glencore (L:GLEN) sobe 7,11%, enquanto BHP Billiton e Rio Tinto avançam 5,02 e 5,70%, respectivamente.

Royal Dutch Shell sobe 3,93% apesar da empresa divulgar uma queda de quase 60% ​​no lucro do quarto trimestre.

AGENDA DO INVESTIDOR EUA:
10h30 - Challenger Job Cuts (número de demissões corporativas);
11h30 - Unemployment Claims (número de pedidos de auxílio-desemprego);
11h30 - Prelim Nonfarm Productivity (mede a produtividade da mão-de-obra da economia norte-americana, excluída a agropecuária);
11h30 - Prelim Unit Labor Costs (mede a variação no custo total do emprego);
13h00 - Factory Orders (mede o volume de pedidos feitos à indústria como um todo, de bens duráveis e bens não duráveis);

ÍNDICES MUNDIAIS - 7h30:

ÁSIA
Nikkei: -0,85%
Austrália: +2,12%
Shanghai: +1,53%
Hong Kong: +1,01%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +0,68%
London - FTSE: +1,11%
Paris CAC: +0,41%
IBEX 35: +1,09%
FTSE MIB: +0,63%

COMMODITIES
BRENT: +0,83%
WTI: +1,18%
OURO: +0,44%
COBRE: +0,83%
SOJA: +0,46%
ALGODÃO -0,87%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,48%
SP500: +0,48%
NASDAQ: +0,52%

Observação: Este material é um dados desse relatório .

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações