ESG: REDD+ e investimento sustentável

 | 04.11.2022 10:52

O pagamento por resultado de redução de emissões de gases de efeito estufa associadas ao desmatamento e à degradação florestal e pela conservação, manejo sustentável e aumento da área de florestas, ou, simplesmente, REDD+, é uma importante oportunidade de financiamento climático para o Brasil, dada sua imensa área florestal e áreas com alto potencial para restauração.

O REDD+ nasceu em 2005 no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) para compensar financeiramente países em desenvolvimento com grande quantidade de florestas. Desta forma, quem dita as regras dessas transações é a própria UNFCCC. O Fundo Verde para o Clima (GCF, na sigla em inglês de Green Climate Fund) é seu principal canalizador de recursos.

O Brasil Fundo da Amazônia Oriental (FAO ), será preciso direcionar esforços para o estabelecimento de um mecanismo financeiro para o REDD+, o que significa investir em governança, estruturação e capacitação do intermediário financeiro que receberá, distribuirá e monitorará os recursos recebidos.

Vale lembrar que no mercado voluntário ainda existem os projetos privados de REDD+, em que os desenvolvedores de projetos comercializam seus créditos com compradores que visam minimizar os impactos suas atividades econômicas, por exemplo. Estes são desenvolvidos e registrados em sistemas de organizações que definem padrões e metodologias para quantificação dos créditos de carbono gerados. Claro, esses projetos também precisam atender aos requisitos de salvaguardas socioambientais. A certificação e o registro dessas iniciativas privadas fornecem os subsídios necessários para “sobrepor” iniciativas de diferentes níveis - nacional, estadual e local – de forma a evitar dupla contagem.

No âmbito da UNFCCC, ainda não há regulamentação que permita que países adquiram créditos de carbono provenientes de projetos REDD+ para alcançar suas metas de redução de gases de efeito estufa. No entanto, esse ponto poderá ser negociado durante a COP 27, que acontece neste mês de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito, o que aumenta ainda mais as oportunidades para o Brasil.

Investir em créditos de REDD+ significa valorizar a floresta em pé e recompensar povos e comunidades tradicionais por seus esforços em cuidar de nossos recursos, combater as mudanças climáticas e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de todos nós.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações