Reforma da Previdência, Boeing, Brexit e os Destaques da Semana

 | 15.03.2019 11:09

Panorama Semanal de 11 a 15 de março*

Na semana em que o país chora pelas vítimas do massacre de Suzano , o noticiário político e econômico foi dominado pela expectativa quanto à Reforma da Previdência e pelo recorde do Ibovespa. No mundo, destaque para o acidente com o Boeing na Etiópia e as consequentes reações na indústria, além do fracasso em mais uma votação sobre o Brexit.

Com a instalação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados, será iniciado formalmente o debate sobre a proposta da Reforma da Presidência. Em paralelo, foi anunciada a criação de uma comissão no Senado, para acompanhar o tema. O governo começa a contabilizar o número de parlamentares que apoiam o texto. O detalhamento das condições de aposentadoria para os militares também ganhou espaço na imprensa esta semana.

Votação de relevo esta semana foi o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a condução dos crimes de caixa dois na Lava-Jato, se deveriam ficar na Justiça Eleitoral ou na Justiça comum. A decisão foi pela Justiça Eleitoral, o que representa uma “derrota” da força-tarefa da Lava Jato.

A prisão de dois suspeitos de terem assassinado Marielle Franco foi outro fato importante, com manifestações públicas e homenagens um ano após o crime. Ainda não se sabe nada conclusivo sobre o mandante.

No capítulo “polêmica nas redes”, Bolsonaro compartilhou uma “fake news” que acusava a repórter Constança Rezende, de “O Estado de S.Paulo”. O presidente foi criticado pelo ato.

Na Educação, o ministro Ricardo Vélez Rodríguez, enfraquecido, segue fazendo exonerações, num embate que envolve Olavo de Carvalho e discípulos.

Na economia, foco na divulgação da inflação de fevereiro, medida pelo IPCA: alta de 0,43%. O leilão de aeroportos também foi tema de destaque.

O Ministério Público denunciou os ex-ministros Guido Mantega e Antonio Palocci, além do empresário Joesley Batista (JBS (SA:JBSS3)) e mais 9 pessoas, por fraudes de R$ 1,86 bilhão no BNDES. O ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho também está entre os denunciados.

No exterior, a semana foi igualmente movimentada. Com a queda do 737 Max, da Boeing, vários países proibiram voos com a família da aeronave, em decisão que afetou a Gol (SA:GOLL4) no Brasil. Muitas companhias aéreas reduziram pedidos da Boeing. A Embraer (SA:EMBR3) diz que o problema não afeta a parceria com a multinacional.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

No Reino Unido, intensificou-se o impasse sobre o Brexit, com nova derrota de Theresa May, em proposta de saída do bloco europeu “sem acordo” (No Deal). Uma possibilidade seria adiar o prazo de 29 de março, o que, no entanto, requer aprovação de líderes europeus.

Na Venezuela cada vez mais devastada e saqueada, Juan Guaidó vem sendo pressionado para decretar uma intervenção estrangeira no país. E o Brasil estaria buscando uma saída negociada de Nicolás Maduro.

Nos EUA, destaque para o aumento da sentença a Paul Manafort, ex-chefe de campanha de Donald Trump, para sete anos e meio, devido a fraude financeira, com lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça.

Bolsonaro viaja aos EUA no próximo domingo e terá um encontro privado com Trump.

Em Nova York, procuradores deram início a uma investigação criminal envolvendo o Facebook, por compartilhamento de dados com empresas, sem autorização dos usuários.

Na Nova Zelândia, o ataque a mesquistas, transmitido ao vivo por rede social, fez dezenas de mortos e chocou o mundo.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa recuou 0,3%, aos 98.604 pontos, após ter flertado com os 100 mil pontos na quarta-feira, quando fechou em marca recorde. O dólar registrou alta de 0,91%, cotado a R$ 3,84. Preocupações com o crescimento chinês e a Reforma da Previdência ditaram o ritmo dos pregões.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até o dia 15/3, às 9h.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações