Reforma do IRPJ, Fed e Afeganistão Dão Força ao Dólar

 | 17.08.2021 08:17

Hoje deve ir a plenário a reforma do Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ), que garante volatilidade no dólar e incertezas no cenário fiscal brasileiro. Quanto ao perigo do Bolsa Família, o ministro da Economia Paulo Guedes falou que não romperá o teto de gastos, mas que quem decidirá o valor é o presidente e ainda completou que, sem regras para os precatórios, o governo vai parar e ninguém do setor público vai receber salário. Já o secretário do Tesouro afirmou que a PEC possui muitas vulnerabilidades e riscos quanto à possibilidade de furar o teto.

A inflação em alta trará um decréscimo no consumo nos supermercados, mas a equipe econômica prevê que o numero de desempregados vai cair no final de 2021. Vamos ver...

O problema é que a renda disponível do cidadão brasileiro (o que sobra de fato após gastos com serviços essenciais) vai cair em torno de 5,1% em 2021 se comparada com 2020.

O crédito para microempresas na pandemia caiu 6,6%.

Na celeuma das brigas entre os poderes, o Senado sinaliza veto às coligações que foram aprovadas semana passada pela Câmara dos Deputados em primeiro turno.

Indicadores/h2

A economia chinesa está desacelerando devido aos lockdowns em reação aos surtos localizados de Covid-19 em todo o país. Isso também está atingindo os preços do petróleo. Os dados de produção industrial e vendas no varejo de julho foram menores do que o esperado. O crescimento da produção desacelerou de 8,3% em junho para 6,4%, sua taxa mais lenta desde setembro do ano passado. Enquanto isso, o crescimento das vendas no varejo desacelerou de 12,1% para 8,5%, sua taxa mais lenta em seis meses.

Nos EUA, uma reportagem do Wall Street Journal alega que o Federal Reserve (FEd) está pensando em encerrar suas compras de ativos até meados do próximo ano. Isso seria bem mais rápido do que a flexibilização em 2013, quando começou a apertar a política após a Grande Recessão. Até a presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, conhecida por ser mais flexível nesse aspecto, afirma que o banco central americano pode começar a reduzir suas compras de ativos antes do fim do ano.

Vamos de dados do boletim focus que saiu ontem: previsão de aumento da taxa Selic neste ano foi de 7,25% para 7,50%. As estimativas para a inflação do final deste ano subiram para 7,05%, contra 6,88% na semana anterior, a 18ª alta seguida. Quanto ao IPCA de 2022, as estimativas foram elevadas para 3,90%, de 3,84%, enquanto para 2023 ficaram em 3,25%%. Os economistas rebaixaram as estimativas para a alta do PIB no fim do ano, com avanço projetado de 5,28% contra 5,30% na última semana e 5,27% há quatro semanas. Para 2022, a estimativa de expansão foi diminuída para 2,04%. Para 2023 e 2024, permaneceu em 2,5%. Em relação ao dólar, as apostas foram mantidas em R$ 5,10, ante R$ 5,05 há quatro semanas.

Com muitas incertezas no cenário, principalmente político financeiro, o Brasil, que seria a “bola da vez” para o investidor devido à taxa de juros, perde a atratividade mediante o risco fiscal e conturbado ambiente de embates políticos. Uma pena para o real.

Para hoje de dados PIB anual e trimestral na Europa, nos EUA vendas do varejo e produção industrial de julho e anual, além do mais importante: o discurso do presidente do Fed Jerome Powell.

A recuperação desigual entre as economias mundiais devido à velocidade da vacinação e tensões políticas domestica, além é claro da inflação internamente, e do tapering nos EUA, preocupa os investidores, e não só os lá de fora. Acrescente a isso uma eleição ano que vem e está formado o pano de fundo para um dólar mais forte. A crise no Afeganistão contribui para a fuga de ativos de risco.

Bom dia mercado e muita cautela nesta hora!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações