Reformas? Privatizações? Responsabilidade Fiscal? Aguardemos

 | 18.02.2021 09:54

A evolução da Pandemia do Covid-19 , os receios com as novas cepas do vírus e o início da vacinação tomaram bastante tempo de análise dos investidores no mês de janeiro. De um modo geral, por aqui preferimos colocar um peso maior no avanço da vacinação: a velocidade e a abrangência deste processo são os únicos fatores realmente relevantes para permitir que a economia mundial volte ao ritmo normal.

Outro tema importante, em nível global, foi a posse de Joe Biden como presidente dos EUA. Teremos medidas impactantes? Como os mercados vão reagir? O novo presidente está se mostrando muito sereno e os investidores estão recebendo bem as primeiras medidas.

No cenário doméstico, a política, mais especificamente a eleição dos presidentes do legislativo, tomou conta das preocupações dos investidores.

Com tudo isso, o mercado de ações passou o mês oscilando entre pequenas altas e baixas, esperando uma definição de tendência. Não fosse a grande queda do último dia do mês, o Ibovespa teria fechado perto da estabilidade. No entanto, fechou em queda de – 3,32%.

Já em fevereiro, a vitória dos candidatos apoiados pelo Poder Executivo nas eleições do Congresso é positiva e traz alguma esperança de que projetos de reformas, privatizações, ajuste fiscal e outras pautas bem vistas pelos investidores possam avançar. Não tenho tanta certeza de que isso vá acontecer, mas esse fato cria a expectativa de que teremos um ambiente de mais otimismo nos próximos meses.

Estamos acompanhando de forma atenta a evolução da vacinação contra a Covid-19 no mundo e no Brasil, mais especificamente, fator primordial para a normalização das relações econômicas.

Como já ressaltei em outras oportunidades, para enfrentar momentos de incertezas, é preciso que o investidor tenha ativos de qualidade em carteira, ações de companhias bem estudadas e que tenham uma dinâmica de evolução que dependa pouco da situação geral. Acredito muito nisso.

Nesta linha, alguns temas trazem boas perspectivas para o futuro, como Infraestrutura + Logística, Tecnologia + E-commerce e Agronegócio. Aguardemos os próximos capítulos desse 2021 desafiador, porém cheio de oportunidades!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações