Relatórios 13F revelam movimentação de Warren Buffett e Michael Burry no 2T

 | 15.08.2023 11:31

  • Foram publicados os famosos relatórios 13F, registros regulatórios que dão uma boa ideia das movimentações feitas pelos principais gestores no último trimestre nos EUA.
  • Os documentos mostram que o conglomerado de Warren Buffett entrou no setor imobiliário.
  • Pessimismo de Michael Burry, guru do filme “A Grande Aposta”, contrasta com otimismo dos fundos de hedge com o setor de tecnologia.
  • Acabam de ser publicados os relatórios 13F para o segundo trimestre, mostrando as operações de compra e venda de ações feitas pelos maiores fundos e empresas de investimento no mercado americano de maio a junho. Nesse período, o S&P 500 teve uma alta de cerca de 9%.

    Para quem ainda não conhece esse documento regulatório, são registros que os gestores institucionais precisam enviar à SEC, Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, a cada trimestre, caso tenham mais de US$ 100 milhões sob gestão.

    Os relatórios indicam as posições que os gestores tinham em títulos negociados em mercados públicos, como ações e ETFs, no final do trimestre anterior à data do envio.

    Para investidores individuais, os relatórios 13F fornecem uma visão valiosa da estratégia desses institucionais e de como eles analisaram o mercado durante o período reportado.

    No primeiro trimestre, os investidores aproveitaram a crise bancária e a desaceleração econômica prolongada na China para comprar ações nesses segmentos.

    No segundo trimestre, porém, o bull market disparou, e os investidores tiveram o desafio de reajustar suas carteiras. Vamos ver alguns dos eventos mais importantes do trimestre.