Rendimentos dos Títulos Europeus Sobem com Avanços no Brexit

 | 15.12.2020 12:18

Publicado originalmente em inglês em 15/12/2020

Depois de meses de politicagens e empurra-empurra, o Reino Unido e a União Europeia parecem estar falando sério em concluir um acordo comercial de última hora pós-Brexit. Os negociadores prorrogaram várias vezes seus prazos quase sempre unilaterais. De fato, o encerramento do período de transição do Brexit em 31 de dezembro provavelmente foi o único prazo concreto.

Os rendimentos dos títulos públicos dos governos europeus repicaram, na segunda-feira, desde as mínimas da semana passada, diante dos esforços de “ir um passo além” nas tratativas.

h2 Esforços para "ir um passo além" não apagam desconfiança dos mercados /h2

Michel Barnier, negociador-chefe da UE, sugeriu que é possível fechar um acordo nesta semana ou, se não der tempo de o Parlamento Europeu autorizá-lo neste ano, as partes podem selar um consenso provisório sujeito a aprovação no início de 2021.

Os rendimentos dos títulos britânicos subiram de 2 a 5 pontos-base na segunda-feira, e os papéis dos principais membros da UE registraram alta parecida, já que o otimismo com um acordo incentivou os investidores a saírem dos ativos de segurança. (A rentabilidade dos títulos se move no sentido oposto da sua cotação).

O rendimento dos gilts britânicos de 10 anos subiu mais de 5 pb, para cerca de 0,24%. Um analista previu que o rendimento pode disparar além de 0,45% se um acordo for alcançado.

Os bunds de 10 anos da Alemanha, menos sensível a políticas do Brexit, subiu mais de 1,5 pb para cerca de -0,62%.