Rentabilidade do Tesouro Direto: Entenda os Títulos Usando o Simulador

 | 11.03.2017 05:46

O investimento no Tesouro Direto vem ganhando popularidade nos últimos anos. Não é para menos: com um pouquinho de pesquisa logo se descobre que os títulos públicos rendem mais (e são mais seguros) que a tradicional caderneta de poupança. Apesar disso, o comportamento de cada um dos três tipos de títulos oferecidos ainda gera muitas dúvidas.

Esperamos com este artigo ajudar você a compreender as diferenças entre os títulos do Tesouro Direto. Vamos mostrar também como você pode usar o simulador desenvolvido pela Vérios para analisar a rentabilidade das aplicações. Ah, e você vai entender o que essas folhinhas da imagem têm a ver com os títulos! Pronto para começar?

h2 Relembrando os tipos de títulos públicos/h2

No Tesouro Direto há três tipos de título público:

  • Tesouro Selic (atrelado à taxa Selic)
  • Tesouro Prefixado (atrelado a uma taxa prefixada)
  • Tesouro IPCA+ (atrelado à inflação mais uma taxa prefixada)

Cada um deles tem suas peculiaridades. O rendimento de alguns títulos é muito estável, como é o caso do Tesouro Selic. Outros oscilam bruscamente. Dentro das categorias de prefixados e atrelados à inflação, alguns títulos pagam juros semestrais (cupom) e outros não. Para complicar, existem títulos de um mesmo tipo com vencimentos diferentes.

A gente sabe que tudo isso torna a tarefa de decidir onde investir mais complexa. Mas fique tranquilo: além de todo o conteúdo de apoio que temos no blog, desenvolvemos um simulador interativo para ajudar você a entender intuitiva e visualmente como esses títulos se comportam. Agora, para cada título você pode ver seu rendimento passado e também ter uma boa noção do seu provável comportamento futuro.

Então vamos direto para a parte prática? Você vai saber como entender os títulos públicos usando o simulador.

h2 Usando o simulador do Tesouro Direto/h2

Suponha que esteja analisando um investimento de R$ 10.000 no título Tesouro IPCA+ que vence em 2024. O simulador mostra quanto você deveria ter investido a cada dia no passado para ter esse valor hoje, e também quanto esperar de rendimento daqui pra frente.

Veja como o gráfico exibe sua simulação:

h3 Rentabilidade Tesouro IPCA+ 2024 (NTN-B Principal)/h3