Resiliência no Mercado de Trabalho e os Seus Investimentos

 | 31.08.2022 14:47

Para compreender a dinâmica econômica, centenas de dados são divulgados, como a inflação, o PIB, produção industrial, taxa de desemprego, dentre tantos outros, trazendo informações quantitativas e qualitativas de cidades, estados e países. 

Neste contexto, diante dos inúmeros resultados econômicos que somos bombardeados diariamente, um deles - apenas um - considero o mais importante de todos: a taxa de desemprego, afinal, o que seria de uma economia sem emprego, sem renda, sem consumo, sem produção? 

É neste cenário que trago sobre a importância de analisar os dados do mercado de trabalho de um país para a sua decisão de investimento, pois, não somente afeta a receita futura da empresa que você pensa em investir mas também as decisões de políticas econômicas do país, em especial a monetária - os juros. 

Olhando o mercado de trabalho brasileiro, que de acordo com os dados do IBGE, a taxa de desocupação chegou a 9,1% no trimestre de maio a julho, um recuo de 1,4 ponto percentual frente ao trimestre imediatamente anterior e 4,6 ponto percentual ante mesmo período do ano passado. Além disso, tão importante quanto a melhora do número de pessoas empregadas foi o crescimento da massa de rendimento real habitual, que cresceu 5,3% frente ao trimestre anterior e 6,1% na comparação anual.