Resultado da contraprova do laboratório canadense confirma atipicidade de EEB

 | 06.03.2023 09:02

Por Eduardo Abe, Alcides Torres e Jéssica Olivier

Na noite de ontem, quinta-feira (2/3), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) emitiu uma nota confirmando que o caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), detectado no município de Marabá (PA), é atípico de acordo com o exame realizado pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Agora as autoridades brasileiras estão realizando os trâmites legais para o desembargo da exportação da carne bovina para o mercado chinês. Assim, frigoríficos ainda estão fora das compras e aguardam posicionamento dos compradores chineses para retornar às atividades.

São Paulo

As cotações do boi, da vaca e da novilha permaneceram estáveis na comparação feita dia a dia.

Para o “boi China”, não houve ofertas de compra.

Triângulo - MG

Grande parte dos frigoríficos permaneceram fora das compras, aguardando o desembargo das exportações para a China e o produtor dando preferência à venda de vacas.

A cotação da vaca caiu R$5,00/@ no comparativo diário. Para o boi e novilha, as cotações permaneceram estáveis.

Caso de EEB é atípico, confirma MAPA

Deu negativo. O resultado dos exames, feitos no laboratório credenciado pela OMSA, foi de que a Encefalopatia Espongiforme Bovina que acometeu um bovino no Brasil é atípica, confirmando a inocuidade para o consumo humano e afastando o risco de contaminação do rebanho. O MAPA fez o anuncio em 2 de março, a noite, e disse que está tomando as providências para restabelecer a exportação para a China. Até lá a exportação continua suspensa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações