Breno Bonani | 17.05.2019 12:15
Itaúsa (SA:ITSA4) apresentou seu resultado, para mim foi normal e explicarei porque ao longo da minha reflexão. Para aqueles que desconhecem, Itaúsa é a holding dona de 37,46% do Itaú (SA:ITUB4), juntamente com a Família Moreira Salles e a Família ESA (além do free float da ação). Porém, a holding não é dona somente do Itaú. Possuindo também participação em Alpargatas (SA:ALPA4), Duratex (SA:DTEX3), NTS (não listada) e incorporou recentemente toda a Itautec (convertendo em sua subsidiária integral).
Entretanto, o que mais pesa no seu resultado é o Itaú, por constituir mais de 95% das receitas de Itaúsa. Só para exemplificar, Itaú tem um valor de mercado de +300 bilhões de reais, enquanto Duratex e Alpargatas juntas equivalem a pouco mais de R$ 16 bilhões. Logo, Itaúsa ao meu ver, é Itaú rs.
Ser ou não ser, eis a questão
Sem mais delongas, vamos para o resultado.
Percebam que o Lucro Líquido cresceu apenas 3,6%. Porém esse crescimento tem sido sustentável, vide ao crescimento do Itaú também ao longo dos anos. O gráfico do Lucro Líquido a cada trimestre é bem parecido com o do Itaú (não por um acaso rs).
Por conta de um resultado mais fraco do Itaú nesse trimestre, o aqui .
A companhia continua com seus investimentos concentrados em um setor, o financeiro. Deve-se muito por conta da companhia não ver nada de atraente para fazer com seu caixa gerado (além de distribuir dividendos). Melhor do que desperdiçar ele, como acabou fazendo no início de sua fundação com em investimentos industriais, é ficar aonde você já está indo bem.
Eu comentei que não gostei do resultado do Itaú em relação aos seus pares. Mas o bancão lançou algo bem interessante. O “ITI” que funcionará como uma plataforma de pagamentos, assim como o WeChat é para Alibaba ou até mesmo o Picpay, que está ficando cada vez mais popular. O banco anunciou que qualquer um poderá usar (mesmo não tendo conta no banco), e que até o fim do ano vai ter isenção para saques e transferências, as tarifas vão ser definidas depois (de acordo com o uso) e os lojistas vão ter taxa de 1% por transação (porém cairá imediatamente na conta do lojista). Seu limite é de R$ 1000 por dia, ainda limitado, mas acredito que com o uso tende a aumentar.
Achei um passo bem interessante dado pelo Itaú para se colocar ainda mais a frente das inovações. Além disso, o banco falou que pretende fechar 400 agências (hoje ela possui cerca de 4200 pontos físico só no país).
Para não tornar a reflexão muito longa, por conta dos resultados de Duratex e Alpargatas, vou deixar o para quem quiser ler. Infelizmente ou felizmente, Itaú é quem pesa mais no resultado da holding.
MEU OUTLOOK PARA ITSA4
Estamos diante de uma das maiores geradoras de caixa do país. Com uma governança de excelência, entregando Dividend Yield bons durante anos. Além disso, vou citar 2 motivos porque considero Itaúsa tão atraente quanto Itaú:
Independente dos motivos, vejo Itaúsa negociando (2019E) a múltiplos que estão longe de serem “caros”:
Porém, com Itaú recuando por contas dos desafios de crescer e da corrida pela digitalização. Acredito que possam aparecer janelas mais atraentes com uma margem de segurança mais confortável.
Era isso, valeu!
Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.