Resultado Profarma (PFRM3) 1T20 – O Remédio Para Sua Carteira

 | 07.05.2020 18:17

Mais uma vez a companhia apresentou um resultado bom a meu ver. Inclusive, mesmo com toda essa pandemia, fechamento de algumas lojas por força maior e operando com um número extremamente menor no varejo quando comparado a outros players.
Eu comentei sobre o 4T19 e algumas medidas que a companhia já estava tomando em relação ao Covid! Para saber mais só clicar no link .

Sem mais delongas, vamos para o que interessa!

ATACANDO O COVID-19

Vou começar outra vez abordando o que a companhia tem feito em relação aos impactos que o Covid-19 está trazendo. Foco principal nos colaboradores e na manutenção do abastecimento do mercado.

Logo no início, houve uma “corrida” para comprar alguns medicamentos ou vitaminas. Após a entrada em vigor do isolamento social, a companhia percebeu uma normalização na demanda e uma mudança de hábito do consumidor, dando preferência por entregas em domicílio.

Sendo assim, a empresa fortaleceu as alternativas de delivery da divisão de varejo (d1000) e rapidamente passaram de 44 lojas para 72 (um crescimento de 63% nas lojas que entregam), ampliando consideravelmente a área de atendimento. Vale ressaltar, que em abril, esse canal de entregas respondeu por 12% do total de vendas do varejo, cerca de 4x maior quando comparado com o mesmo período anterior.

A companhia também já estava preparada para a “pré-alta” nos preços de medicamentos, com um estoque maior (inclusive o maior da sua história). Essa alta geralmente ocorre no final de março e início de abril, porém, foi suspensa por 60 dias pela Medida Provisória 933/2020.

“Breno, esse estoque muito alto foi ruim, se não teve aumento certo?”

Não, porque a companhia teve um aumento de demanda por certos medicamentos, vitaminas e produtos de higiene. Só a Vitaminas teve alta de 200%!! Logo, esse estoque adicional foi de extrema importância para a companhia conseguir manter um nível de manutenção de produtos em um bom patamar.

Além disso, no começo de tudo, instalaram um software com AI (Inteligência Artificial) que cruza o horário dos seus (cliente) cupons fiscais e cruza também com o ponto eletrônico biométrico do pessoal da empresa, sugerindo uma melhore realocação. Além disso, somente as lojas do shopping foram fechadas por motivos de força maior e algumas do centro do Rio por conta da queda de pessoas transitando no lugar (isso dá em torno de uns 14% das lojas totais).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A companhia teve outras iniciativas também, no qual fica mais bem representado no quadro abaixo: