Resultados do 3T dos EUA: Vencedores, Perdedores e Lições para 4T e 2016

 | 14.12.2015 23:32

Por Jesse Cohen

Com o fim dos resultados do terceiro trimestre e a atenção dos investidores voltada para outros assuntos, como a preocupação com o crescimento global e a perspectiva de o Fed elevar as taxas de juros, a temporada de resultados parece ter saído do radar.

Para aqueles que prestam atenção, contudo, houve algumas surpresas e decepções, assim como alguns poucos sinais de crescimento de setores – e da economia – e mudanças de paradigma.

Então, quem são os maiores ganhadores e perdedores dessa temporada de resultados dos EUA? E quais foram os principais fatores que influenciaram os dados trimestrais das empresas?

h2 Cenário desolador/h2

Ao todo, 1.522 das companhias listadas em Wall Street bateram as expectativas de resultado no terceiro trimestre, 59,3% do total. Isso parece ser impressionante, até que você considere que 785 empresas ficaram abaixo das previsões. Ainda, 260 companhias publicaram resultados que apenas atingiram a meta.

Para comparação, durante igual período do ano passado, estabilidade entre dólar e o euro no futuro próximo, caindo de US$ 1,09/EUR hoje.

Adicionalmente, perspectivas mais fracas de crescimento global poderão pesar nos ganhos, especialmente, das multinacionais que possuem a maior parte dos seus negócios fora dos Estados Unidos. Companhia com menor exposição a ativos fora dos EUA tendem a ter um resultado melhor em 2016.