Resultados Trimestrais: 4 Motivos Que Fazem Ações Cair Mesmo Com Bons Resultados

 | 17.08.2021 12:21

O momento de divulgação de resultados trimestrais das empresas sempre movimenta o mercado. Afinal, se compararmos os investimentos em ações com uma safra, agora seria o momento da colheita.

Mas se há uma coisa que desperta dúvida nos investidores é o fato de que, mesmo que tenham divulgado bons resultados, nem sempre o comportamento posterior das ações reflete esses números.

Alguns atribuem esse comportamento ao famoso compre no boato, venda no fato, levando a crer que as ações podem subir pela expectativa de bons resultados, e voltar a cair quando esse fato se concretiza.

É comum se perguntar por que uma ação está caindo, apesar de fundamentos muito bons. Existem muitas razões pelas quais o preço das ações de curto prazo diverge dos fundamentos de longo prazo. Hoje quero te mostrar as 4 principais.

h2 1 – EXPECTATIVA x REALIDADE/h2

O que os investidores buscam dia após dia é encontrar assimetrias entre preço e valor. Ou seja, ao projetar resultados futuros e trazê-los a valor presente, identificar se uma ação está barata ou não.

Uma das características que ajuda nessa análise e traz credibilidade ao mercado de ações diz respeito à obrigatoriedade das empresas em divulgar seus resultados trimestrais.

O lado positivo, por óbvio, é a transparência que permite aos investidores poder analisar profundamente qualquer empresa de capital aberto a cada 3 meses.

Mas existe também o outro lado da moeda: exatamente o fato de ser um prazo muito curto entre a divulgação dos resultados acaba fomentando a construção de expectativas que muitas vezes não conseguem ser precisas.

E assim, mesmo que a empresa tenha divulgado números positivos, com lucros crescentes e aumentos nas margens, por exemplo, o mercado pode corrigir esse ativo pois esses mesmos números eram esperados ainda melhores. Ou seja, os resultados vieram abaixo das expectativas.

O mesmo pode ocorrer também com uma empresa deficitária, que mesmo assim pode subir depois de divulgar seus resultados com prejuízo, caso eles tem vindo não tão ruins quanto se esperava. Em resumo, no curto prazo o mercado se ajusta às expectativas futuras conforme elas vão sendo reveladas.