Retirada dos Estímulos do Fed e Ibovespa: Uma Visão Diferente

 | 20.08.2021 15:24

O Federal Reserve (Fed) dos Estados Unidos sinaliza para uma redução na compra de títulos, provavelmente antes do final do ano de 2021, de acordo com a ata do Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) divulgada nesta quarta-feira (18/08/2021), .

A ata informou que a maioria dos participantes concordam que o processo de redução no ritmo de compras de ativos será viável, desde que a economia evoluísse amplamente como previsto. Porém, também afirmou que o emprego nos Estados Unidos não atingiu um progresso satisfatório, conforme o Fed estabeleceu, antes de iniciar o aumento da taxa de juros.

Na reunião do Fomc foi decidida a manutenção das taxas de juros de curto prazo ancoradas perto de zero, onde existe um otimismo no crescimento econômico.

As declarações após a reunião geraram dúvidas para os investidores. São muitas as incertezas sobre as perspectivas adotadas pela política monetária para conter a inflação com os estímulos na economia, além das preocupações com a variante Delta do coronavírus que afetou os dados de vendas no varejo nos Estados Unidos (atual -1,1% pior do que o esperado de -0,3%).

Tudo isso gerou estresse nas bolsas mundiais.

O Fed tem um trabalho difícil pela frente para cumprir a estratégia de política monetária e os investidores preveem um cenário com juros mais altos nos Estados Unidos cada vez mais próximo.

Sabemos que o mercado de capitais norte-americano é considerado um dos mais seguros do mundo, porém, mesmo assim, com o possível aumento das taxas de juros, é natural observarmos uma saída de capital de ativos de maior risco, migrando para Treasuries ou para mercados emergentes mais baratos, como o Brasil.

Historicamente, o Ibovespa acompanha os Treasuries americanos, pois além da segurança em muitos ativos brasileiros, os potenciais de ganhos em valorização e dividendos atrai a atenção de investidores estrangeiros. Também precisamos lembrar sobre a valorização do dólar perante a moeda nacional.

Vamos ao Gráfico: