Retórica Mais Dura do Fed Faz Ações Americanas Recuarem

 | 03.08.2022 09:29

As ações americanas tiveram mais um pregão volátil ontem, com o S&P 500 oscilando perto da estabilidade na maior parte do dia, para encerrar o dia com uma queda de 70 pontos-base. Neste momento, tudo indica que o índice está se consolidando de lado, apesar de algumas tentativas incisivas de jogá-lo para baixo. Fundos do tipo CTA e Controle de Volatilidade parecem estar no comando e ajudando a “segurar as coisas”. Assim que sumirem, o rali deve desfalecer, e serão necessários mais vendedores para mudar essa tendência. O momento em que os vendedores irão voltar dependerá de quanto os juros ainda podem subir, da força do dólar e do aperto das condições financeiras.

Ao que parece, o índice ainda pode subir para a faixa de 4.175 a 4.200 antes de perder força, principalmente agora que estamos começando a ver a retomada da alta das taxas após alguns comentários mais rígidos de autoridades do Fed, como Daly, Evans, Mester e Bullard. O tom geral foi que os juros precisam subir e provavelmente terão que permanecer em nível elevado por algum tempo, até que haja evidências de que a inflação esteja caindo.

Pode ser que estejamos em uma reversão de uma cunha ascendente, mas, para confirmar isso, seria necessária uma queda abaixo da linha de tendência inferior do padrão ou a segunda linha preta.