Retrospectiva 2018: Relembre o Ano pelas Charges Semanais do Investing.com

 | 28.12.2018 17:47

Ao finalizarmos a publicação, ficou a impressão de que 2018 pode ficar marcado como o ano em que a euforia com Trump acabou virando uma decepção. Durante boa parte do ano, os mercados acionários pareciam fortes o bastante para resistir aos ventos contrários provocados pela escalada da guerra comercial entre EUA e China, pela constante incerteza do Brexit, pelas brigas orçamentárias entre Itália e a UE e pela crescente instabilidade gerada pelo aperto monetário do Fed, entre outras preocupações dos investidores. O pico do mercado foi atingido no final de setembro; logo em seguida, começou o deslize. No início de dezembro, as ações já caíam forte.

As ações de tecnologia foram as primeiras a sinalizar a crise entre os principais papéis que se desvalorizaram. O caos do governo Trump, que até então havia tido pouca influência de longo prazo nas ações, intensificou-se com a chegada do fim do ano, e seus recentes pedidos para que o novo presidente do Fed, Jerome Powell, saísse do cargo após o banco elevar as taxas de juros pela quarta vez em dezembro contribuíram para que os investidores perdessem a fé na capacidade de Trump de sustentar as ações.

A bolha das criptomoedas estourou com um estrondoso crash no início do ano. O bear market resultante perdurou por boa parte de 2018. Os investidores continuam se perguntando: “aonde elas vão parar?".Bitcoin, Ethereum e outras moedas digitais despencaram, perdendo 80% e 91% do seu valor respectivamente.

O dólar norte-americano continua sendo a moeda de reserva mundial, mas também pode ter se tornado o porto seguro escolhido por muitos, já que o ouro, geralmente considerado como principal investimento de aversão ao risco, teve dificuldades para deslanchar durante a maior parte de 2018.

O petróleo bruto teve um 2018 volátil e perdeu mais de um terço do seu valor desde outubro, no que se tornou uma das maiores quedas desde o colapso dos preços em 2014. A disparada da oferta e o receio de que houvesse uma diminuição da demanda assustaram os investidores.

Com o encerramento de 2018, acreditamos que seria interessante conferir quais foram os altos e baixos do ano que passou sob o prisma das charges semanais do Investing.com. Apresentamos a seguir 14 charges e os eventos que tiveram destaque nos mercados no ano que passou.

h2 10 de janeiro de 2018/h2

Aumentam as especulações de uma bolha nas criptomoedas.