Reunião da Opep: Três Possíveis Resultados e seu Impacto no Mercado Petrolífero

 | 05.12.2019 10:14

Com o início da reunião de dezembro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e do seu grupo de aliados Opep+ em Viena, vamos destacar quais são os três possíveis resultados dessa cúpula:

1. Mais cortes de produção

Antes mesmo de chegar a Viena, o ministro do petróleo do Iraque propôs que a Opep aumentasse os cortes de produção em 400.000 barris por dia (bpd). O Iraque defende que o atual corte de 1,2 milhão de bpd não é suficiente para sustentar os preços, em razão da previsão de demanda fraca no primeiro semestre de 2020.

No entanto, como diversos membros importantes do cartel não cumpriram suas cotas em vigor – e o Iraque é um dos mais notórios deles –, será difícil obter apoio no grupo para uma restrição ainda maior da oferta. Não há qualquer expectativa de que o Iraque possa respeitar esses cortes adicionais e, embora não se tenha dito isso abertamente, está claro que quem arcaria com a maior parte do peso desses cortes seria a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos (EAU).

O ministro do petróleo iraquiano parecia reconhecer esse fato ao recuar em relação ao seu apoio anterior ao aprofundamento dos cortes, depois de se reunir com os ministros do petróleo do Kuwaiti e dos EAU.

De fato, é pouco provável que o petróleo ganhe muito terreno por causa desse rumor, haja vista que a maior parte da valorização desta quarta-feira pode ser atribuída a notícias positivas sobre o acordo comercial entre EUA e China. Contudo, alguns analistas ainda acreditam que a Opep deva aumentar os cortes, a fim de lidar com um possível excesso de oferta no primeiro semestre de 2020.