Reversão da Política de Inflação Encerra Ano Difícil para o Fed

 | 21.12.2021 09:14

Grande parte da mídia está descrevendo a mudança anunciada pelo Federal Reserve na semana passada, para um aperto na política monetária, como uma “virada”, palavra elegante que soa melhor do que "avaliação furada".

Críticos questionam se essa mudança é suficiente para solucionar o problema da rápida elevação da inflação nos EUA. Embora o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) tenha decidido acelerar o ritmo do “tapering” extremamente lento em sua última reunião, a redução das compras de ativos ainda é vagarosa, na medida em que o Fed continua adquirindo bilhões de títulos todos os meses, em vista da sua acentuada valorização.

Os editores do Wall Street Journal chegaram até mesmo a sugerir que o presidente do Fed, Jerome Powell, ainda acredita que a inflação seja transitória, muito embora tenha deixado de usar a palavra depois de tanta crítica.

Quem defende a tese da “virada” baseia-se no gráfico de projeções dos membros do Fomc, que preveem agora três elevações de juros no ano que vem, quando não vislumbravam nenhuma até pouquíssimo tempo atrás.