Risco Brasil e o Impacto no Dólar

 | 24.08.2021 07:05

No Brasil, o risco fiscal e político estão impactando os investimentos no país e obviamente na taxa de câmbio também. Estes riscos junto com um cenário global de avanço da variante delta do commodities cotadas em dólar, como petróleo, trigo e proteína animal. Os preços mais elevados obrigam o Banco Central a subir os juros, encarecendo a dívida nacional, e para atrair investidores dispostos a financiá-la, é preciso encarecer ainda mais a taxa dos juros, criando um ciclo vicioso.

A posição mais dura do BC tende a elevar o fluxo estrangeiro para cá, mas o cenário fiscal atrapalha. O atraso na agenda de reformas do governo e a pressão pelo parcelamento do pagamento de precatórios têm sido a pedra no sapato dos mercados brasileiros, em meio ainda ao conflito constante entre o presidente e o STF. Autonomia do Banco Central será julgada nesta quarta feira no STF. Jornais dão como mais provável manutenção do status da autoridade.

A economia da zona do euro enfraqueceu mais do que o esperado, mas continuou a se expandir em um ritmo rápido em agosto.

Nos EUA, o simpósio anual de Jackson Hole será virtual pelo segundo ano seguido e mostra que a pandemia está tendo um impacto maior do que as autoridades do Federal Reserve esperavam. O banco central dos EUA considera quando começar a reduzir seu apoio econômico emergencial, com a maioria das autoridades ansiosas para começar a reduzir seu programa de compra de ativos até o final deste ano, de acordo com a ata da reunião de política monetária do Fed. O crescimento econômico dos Estados Unidos ultrapassou os níveis pré-pandemia no segundo trimestre e deve ser revisado para cima no nesta semana. A maior cautela do consumidor enfraqueceu a demanda e a mobilidade, que caíram para mínimas em várias semanas. O emprego piorou, a produção diminuiu e o indicador da saúde caiu com aumento do contágio pela variante delta. A conferência anual de banqueiros centrais de Jackson Hole pode oferecer pistas sobre o futuro da política monetária dos Estados Unidos. A certeza é que haverá tom de cautela, afinal a variante delta pode reduzir o ímpeto da retirada de estímulos.

LEIA MAIS - A "Open Mouth" do Fed: o Que Esperar do Simpósio de Jackson Hole

Dados que saíram ontem no boletim Focus, que é divulgado todas as segundas-feiras mostram a continuidade de deterioração das expectativas de inflação para 2021 e no próximo ano, enquanto a perspectiva para o crescimento econômico teve uma pequena piora para este ano e em 2022. A projeção do IPCA neste ano subiu para 7,11%, enquanto as estimativas para a o PIB no fim do ano caíram de 5,28% para 5,27%. Já a previsão da taxa Selic foi mantida em 7,50%. O dólar também foi mantido em R$ 5,10.

O bom humor de ontem nos mercados internacionais segurou o dólar, que devido às tensões políticas poderia ter subido bem mais. O radar ainda está na piora fiscal e na crise político-institucional.

Amanhã sai o IPCA -15 que é um dos principais pontos na agenda desta semana.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações