Riscos para a Economia com Objetivo da Inflação no Centro da Meta

 | 29.06.2016 11:02

O governo, via BC, está crente de que poderá conduzir a inflação para o centro da meta fazendo “uso” do preço da moeda americana, atualmente formada por especuladores acomodados no mercado futuro, e com a certeza “duvidosa” de que o país possa efetivamente atrair investidores estrangeiros.

Ao tempo de Meirelles à frente do BC o Brasil praticou severa apreciação ao real para colocar a inflação nos parâmetros da meta, contudo fundamentada por intenso fluxo de recursos externos já que o momento brasileiro era outro, mas ao final quando deu a reviravolta “vitimas” surgiram e liquidaram e/ou abalaram grandes grupos.

Agora este receituário não parece adequado, até porque uma taxa de dólar consubstanciada no nada, tendo em vista que nada sugere que o Brasil tenha intensos fluxos de recursos externos e isto, apesar dos discursos, se constata no fluxo cambial líquido negativo que ocorre até então, poderá aniquilar o nosso setor exportador e alavancar fortemente as importações, impactando dura e diretamente nos objetivos de retomar a atividade econômica.

“Brincar” com o preço do dólar é uma temeridade e poderá ser drástica para o Brasil. Otimismos exagerados, conquistas imaginárias sem que haja planos efetivos dando sustentabilidade a isto, tornam o momento bastante complexo para o país, pois predomina uma falsa sensação de que tudo que está errado é reversível rapidamente e de forma fácil, sem que seja necessária a trajetória por duras e relevantes medidas de impacto, ainda com reflexos negativos sobre a economia, para depois então vislumbrar-se gradativa melhora.

Da forma que vem sendo posta, colocar a inflação no centro da meta foi transformada em algo que será coisa fácil, embora Tombini, mesmo com críticas, não tenha conseguido nos últimos quase 10 anos.

Mas o Brasil verdadeiro continua desempregando, o que repercute na renda e no consumo e que tem conduzido o sistema financiador a menor disponibilização de crédito e não revela sinais de efetiva recuperação da atividade econômica.

Errar na trajetória e estratégias visando a retomada da atividade econômica pode agravar a recessão. É necessário extremo cuidado, pois poderemos fazer a curva inflacionária convergir para o centro da meta a custa de um agravamento muito maior do quadro recessivo, e neste contexto a taxa cambial é algo fundamental para o equilíbrio.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Afinal, o que há em torno do Brasil para justificar uma taxa cambial já se aproximando de R$ 3,20?

Embora conte com o apoio do mercado financeiro, provavelmente interessado no real apreciado para atender seus interesses e nem tanto do país, não podemos deixar de considerar que estratégia deste tipo pode retardar muito a recuperação da atividade econômica, tanto é que o próprio governo fala em eventual necessidade de imposto novo para aumentar a arrecadação no próximo ano, para ajudar na política fiscal.

Na realidade o país ainda não identificou portas de saídas para o estado deletério da economia e da política fiscal, e, não se pode desconsiderar que eventuais erros poderão agravar mais ainda este cenário, por isso já insinua que para 2017 poderemos ter novos impostos, o que será um fator a mais de desestimulo à atividade econômica.

Embora o governo transitório venha alimentando as expectativas com anseios e poucas iniciativas de impacto direto ainda sobre a economia, têm-se formado cenários muito favoráveis, o que pode não ser rigorosamente perspectiva real.

Pensa-se e se estabelece premissas como se o Brasil atravessasse momento de excelente organização econômica e fiscal, desconsiderando-se os desafios que estão presentes como estava no governo afastado, imaginando-se que o país detém grande atratividade ao capital estrangeiro, o que não é uma verdade crível, ignorando que o mundo global está com enormes turbulências e há oportunidades bem mais atraentes que o Brasil, neste momento.

O país passa por um choque de otimismo orquestrado pelo mercado financeiro, ainda desprovido de efetivos fundamentos, portanto, não sustentável.

Na última década, pós Lula, o BC manteve o compromisso de buscar o centro da meta inflacionária, sem ter, contudo, logrado sucesso. Este governo assume o compromisso de cumprir esta missão no curto prazo, porém com o achatamento do preço da moeda americana num ambiente ainda com forte recessão, onde, portanto, o setor produtivo precisa ser motivado, e não podemos ignorar que o preço ajustado do dólar é fator preponderante para consecução desta reação.

O governo embora tenha procurado estabelecer teto para dispêndios ainda não conseguiu estancar a intensidade dos mesmos, e ao que tudo indica precisa “sangrar” mais a sociedade com impostos, duramente criticados nas insinuações do governo afastado.

Disto tudo resulta uma difícil equação cujo resultado pode ao objetivar o controle inflacionário impor retardamento e desestimulo à retomada da atividade econômica.

Quadro complicado, mas típico de conflituosa situação sempre que o governo procura controlar a inflação manipulando o preço da moeda estrangeira.

Não há espaços para milagres, os desafios na área econômica ainda vão exigir muito do governo, principalmente ajustes duros com impacto sobre a população, e ainda haverá muitos conflitos na área política, que tende a acabar com “a lua de mel” no curto prazo e a exigir benesses do governo transitório.

Não há atalhos e nem estratégias de solução de curto prazo. Há sim ainda uma longa jornada para o realinhamento dos pilares da economia e isto terá de ser confrontado com realismo e anseios e palavras postas serão pouco no enfrentamento, sendo necessária ação objetiva efetiva.

Dólar ao preço de R$ 3,26 é absolutamente incompatível com o contexto brasileiro no momento e pode se revelar um erro adiante quando conspirar contra a retomada da atividade econômica.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações