Ritmo de Crescimento na AL Pode Não Ser Sustentável, diz FMI

 | 06.05.2013 20:11

Na última década, a América Latina desfrutou de uma dinâmica de forte crescimento. Segundo o FMI, esse ritmo de crescimento pode não ser sustentável. O conjunto de países cresceu, em média, 4% entre 2012 e 2013. O Fundo estima que o crescimento médio entre 2013 e 2017 ficará um pouco abaixo, em torno de 3,25%.

Se a tendência histórica para capital e produtividade total dos fatores continuar, e dado algum refreamento natural no trabalho, então é pouco provável que a dinâmica atual de forte crescimento seja sustentável”, afirma o FMI, no relatório Regional Economic Outlook sobre o Hemisfério Ocidental. A produtividade total dos fatores mede a eficiência com a qual os fatores de produção são utilizados no processo de produção e inclui a tecnologia, assim como a eficiência dos mercados.

Essa possível desaceleração do crescimento reflete menores contribuições de todas as fontes para os próximos anos, segundo o FMI, que destaca três pontos:

Capital físico

O crescimento do capital físico deve moderar um pouco, segundo o FMI, refletindo uma normalização das condições de financiamento externo e a estabilização de preços das commodities. Os dois fatores foram determinantes para a recente força dos investimentos domésticos e dos investimentos estrangeiros diretos na região.

Trabalho

A contribuição do trabalho para o crescimento no futuro poderá ser limitada por alguns refreamentos naturais, segundo o FMI, incluindo o envelhecimento da população, espaço limitado para aumento adicional da taxa de participação na força de trabalho (inclusive para as mulheres), que já estão altas, segundo o FMI e baixas taxas de desemprego. “Contribuições mais fortes por parte do capital humano vão precisar de melhorias importantes na qualidade da educação”, afirma o relatório.

Produtividade

O crescimento da produtividade total dos fatores também deve desalecerar, em linha com a normalização do ciclo de negócios. A performance da produtividade será fundamental para sustentar altas taxas de crescimento na região, segundo FMI.

A pesquisa foi realizada com base em dados dos países da América Latina. Argentina, Guatemala, e a maior parte das pequenas ilhas do Caribe foi excluída por causa da limitação de dados, segundo o FMI.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações