Saiba o Que Está Te Impedindo de Ganhar Dinheiro com Criptomoedas

 | 18.12.2021 23:18

Na expectativa de ganhos rápidos, muitos investidores se lançam a novos mercados antes mesmo de estudar, com a esperança (ou promessa) de ficarem ricos. O mercado de criptomoedas é sem dúvidas um dos que mais fez milionários nos últimos anos, mas nem tudo são flores. Ao investir em um ativo extremamente volátil como o Bitcoin ou qualquer outra cripto, é extremamente importante que você não deixe ser afetado por vieses comportamentais na sua tomada de decisão.

O que mais vemos hoje são investidores psicologicamente despreparados para investir, na verdade não são investidores de fato, mas sim apostadores ou até mesmo “torcedores”. Um fato alarmante que todos os investidores precisam perceber é que muitas vezes eles não estão cientes de terem tomado más decisões. O ser humano na maioria das vezes tem excesso de confiança, que não permite enxergar os erros.

Como as emoções são mais fortes do que a razão, tanto o medo como a ganância fazem os preços das criptomoedas subir e descer. Se você investiu em alguma cripto pelo projeto, pela inovação ou por algum outro motivo plausível, não vejo razão para preocupação com quedas, a reação esperada de um investidor quando o mercado piora é a mesma reação do dono de um negócio quando alguém oferece um preço que não é atraente, ele simplesmente ignora.

h2 Melhorando a tomada de decisão/h2

O preço e o valor não são necessariamente iguais. Se o mercado cripto fosse sempre eficiente, os preços se ajustariam instantaneamente a todas as informações disponíveis. Sabemos que isso não acontece, pelo menos não o tempo todo. Mas uma coisa sempre me intriga: o que leva alguém a buscar a maior quantidade de dinheiro no menor prazo possível? Autoconfiança? Achar que pode prever o mercado? Ou perderam a esperança no poder do longo prazo?

O fato é que nem o maior especulador de todos os tempos, Jesse Livermore e nem o próprio Keynes obtiveram sucesso com a especulação. O pai da economia moderna quebrou 3 vezes enquanto tentou especular, só obteve sucesso quando decidiu investir em valor e longo prazo, já Jesse não teve um destino tão bom, ele quebrou quatro vezes e acabou com a própria vida num banheiro de bar.

h2 Algumas dicas para manter a racionalidade até em momentos de crise:/h2
  • Crie uma estratégia pautada na racionalidade antes de investir.
  • Não caia no efeito manada (vender ou comprar ativos por que algumas pessoas ou um influenciador está fazendo o mesmo.)
  • Fique longe de atalhos e estude o mercado.
  • Conheça a si próprio: ninguém sabe tão bem sobre a sua realidade quanto você, portanto invista apenas naquilo que você conhece.
  • Excesso de confiança: seja humilde e aceite que você não sabe tudo.
  • Diversificação: sem dúvida juntamente com o conhecimento a diversificação é o maior minimizador de riscos existente. Uma carteira bem diversificada consegue ser resiliente em momentos de crise e surfar no momentos de alta.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Bom, por hoje foi isso.

Espero ter ajudado você iniciante a tomar decisões mais assertivas ao investir.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações